Como montar uma loja virtual de flores?

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Do pequeno ao grande negócio!

Como montar uma loja virtual de flores: comece pequeno e vá ficando grande!

Como montar uma loja virtual de flores: comece pequeno e vá ficando grande!

Agora chegou a sua vez de saber como montar uma loja virtual de flores. Basicamente, se você tem muito cacife para investir, basta criar um Plano de Negócios, fazer a implantação do site e-commerce e divulgar. Entretanto, boa parte dos empreendedores que querem entrar para esse ramo não têm dinheiro sobrando. E, sendo assim, como proceder?

Como montar uma loja virtual de flores: começar pequeno

Se você não possui uma loja física que possa integrar com uma loja virtual, então, o negócio é começar bem pequeno mesmo. O primeiro passo é realizar todo o processo de empreendedorismo do negócio e abertura de uma empresa, o que lhe permitirá emitir notas fiscais para os seus consumidores online.

A opção mais fácil para abertura de empresa é a do Microempreendedor Individual (MEI). De acordo com o Portal do Empreendedor, o sistema MEI permite que você possa se formalizar como:

Comerciante de plantas, flores naturais, vasos e adubos independente.

Uma vez que tenha aberto a empresa e adquirido um CNPJ, comece a entrar em contato com alguns donos de floriculturas e fornecedores de flores e artigos relacionados. Tente fechar uma parceria com eles na qual você vende alguns produtos deles online e, em troca, eles fazem toda a parte logística e entrega. Venda os produtos um pouco mais caros online e ganhe o seu lucro.

• Leia também: “Como conseguir fornecedores para loja virtual”

Caso achar necessário, faça um Plano de Negócios e organize todos os seus pensamentos acerca do seu negócio de flores antes de sair atrás de fornecedores. Segundo o Sebrae, o planejamento prévio aumenta a sobrevivência dos negócios.

Como montar uma loja virtual de flores: a criação do site e-commerce

Sua primeira loja virtual deverá ser desenvolvida em uma plataforma e-commerce alugada, de preferência. Dentro desse sistema, escolha uma opção gratuita para começar.

Tenha em mente que as opções gratuitas de montagem de lojas online são limitadas. Isto é, você só poderá trabalhar com uma quantidade limitada de produtos. Mas não se preocupe, pois nessa etapa o importante é testar o negócio. O crescimento virá um pouco mais adiante.

Insira os produtos (flores e acessórios) que combinou com seus fornecedores em páginas de produtos bem elaboradas. Coloque lindas fotos, vídeos interessantes e elabore ótimos textos descritivos. Use técnicas de persuasão para montar suas páginas de produtos. Isso lhe ajudará a fazer mais vendas.

Analise o desempenho desses produtos por algum tempo. Observe quais deles vendem mais e quais têm menos saída. Substitua os produtos que não vendem. Teste outros itens até achar o mix de produtos perfeito.

Nesse período, aproveite para testar também o sistema de entrega e logística reversa dos seus fornecedores. Analise, ainda, se a usabilidade da loja virtual está ruim e melhore-a. Corrija o que puder. Crie o hábito diário de otimizar todos os aspectos do seu negócio.

Como montar uma loja virtual de flores: do pequeno ao grande negócio

Enquanto sua loja virtual é pequena, você poderá fazer inúmeros testes que lhe permitirão ganhar experiência no ramo. Isso servirá como preparação para quando seu empreendimento começar a crescer.

Aos primeiro sinais de crescimento será necessário migrar de plataforma e-commerce ou contratar planos pagos dentro do mesmo sistema. Com isso, poder-se-á criar e vender uma lista longa de produtos. Logo, você deverá integrar um sistema de buscas com filtros no site, para facilitar a vida dos consumidores.

Com mais produtos, a tendência é que consiga fazer mais vendas. Daí, com mais lucro, será possível começar a investir no seu próprio estoque (se achar necessário). Ou, ainda, fechar parcerias com fornecedores de outras cidades, para que você possa fazer vendas online de flores em lugares cada vez mais distantes da sua região.

No plano do empreendedorismo, quando a sua loja virtual passar a faturar mais de R$ 81 mil por ano (teto de 2018), será então a hora de migrar de Microempreendedor Individual para Microempresa. E quando chegar nesse patamar, trace novos planos de crescimento.