Se você está pensando em como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos, então veio ao lugar certo.
É exatamente o que você irá aprender nos próximos minutos.
Ao terminar de ler este artigo, você terá algumas noções de empreendedorismo e e-commerce que certamente lhe ajudarão neste empreendimento.
E, assim, tudo vai ficar mais fácil e natural.
Portanto, vem comigo!
Acesse e leia também o post “Como montar um e-commerce partindo do zero”. Confira, desse modo, 10 passos para abrir uma loja virtual e se desenvolver no comércio eletrônico.
COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE FERRAMENTAS E PARAFUSOS: QUESTÕES FUNDAMENTAIS
Antes de começar a criar sua loja de parafusos, você precisar lidar com algumas questões fundamentais. Faça isso usando o passo a passo em seguida:
1 – Conheça o panorama do comércio eletrônico:
Caso não seja do ramo e-commerce, então é essencial saber mais sobre ele.
Para tanto, leia livros e publicações especializadas no assunto.
Aliás, o blog da e-Plus está aqui para lhe ajudar com isso. Assine nossa newsletter e ative as notificações no sininho verde logo abaixo à direita e receba informações sobre o comércio eletrônico gratuitamente.
Enfim, quanto mais teoria você puder absorver sobre o comércio eletrônico, mais fácil será na hora em que precisar praticar, isto é, planejar, montar e gerenciar sua loja virtual.
2 – Responda às questões fundamentais:
Além disso, é crucial responder para si mesmo(a) questões como essas:
- Como será o nome da loja virtual?
- Como será a Cultura Organizacional do empreendimento?
- Você vai trabalhar com um estoque de parafusos e ferramentas próprio ou de terceiros?
- Quais serão os seus fornecedores?
- Sua loja terá atuação nacional ou regional?
- Como será o seu sistema de logística e entrega de produtos para os clientes?
- Como você vai divulgar as suas páginas de produtos?
Pois bem, leia mais adiante neste mesmo artigo o tópico “Recursos para planejamento”. Conheça, desse modo, duas técnicas para organizar e responder essas e outras perguntas.
3 – Faça um esboço do seu negócio:
Um esboço, também chamado de Rafe, vai lhe ajudar a visualizar o potencial do seu negócio com mais facilidade.
Minha dica aqui é: use o Business Model Canvas.
Esse recurso permitirá criar um esboço desenhado da sua empresa de parafusos.
Ele possibilita levantar informações como:
- Segmento de clientes
- Proposta de valor
- Canais de comunicação
- Relacionamento com os clientes
- Fontes de receita
- Recursos principais
- Atividades-chave
- Parcerias principais
- Estrutura de custo
O livro “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder, contém toda a teoria necessária para gerar esse esboço primordial do seu comércio eletrônico.
Aproveite esta ocasião para esboçar também o layout / Design da sua loja virtual de ferramentas e parafusos em uma folha de papel. Crie os menus, formato da página de produtos, estilo dos botões, etc. Ter um Design e-commerce exclusivo com certeza vai diferenciá-lo do resto e lhe dar uma vantagem competitiva.
Acesse e leia também o post “Como conseguir fornecedores para loja virtual”. Saiba, assim, onde comprar produtos com preços baixos para revender no seu e-commerce.
RECURSOS PARA O PLANEJAMENTO
Lembra das questões fundamentais que você precisa responder antes de iniciar um e-commerce?
Muito bem, elas podem ser respondidas por meio de ao menos dois métodos distintos:
1 – O Plano de Negócios:
Esse documento abrange todos os aspectos de um negócio, os quais você deverá elucidar antes de partir para a prática.
Pode levar dias ou até meses para preenchê-lo.
Acesse o nosso artigo “Três tipos de Planos de Negócios” e fique por dentro.
2 – Startup:
No método startup você planeja e implanta simultaneamente.
Não é necessário gastar meses planejando para só depois começar a implantar.
Ao invés disso, teoria e prática caminham lado a lado desde o início.
O trabalho é feito em pequenos lotes, assim, se você errar, isso lhe causará poucos problemas e muito aprendizado.
De fato, no método startup, quanto mais se erra, mais se aprende.
Então, podemos resumir esse método na frase “aprender fazendo”.
Como se pode observar, é um jeito totalmente diferente de fazer as coisas.
Acesse e leia nosso post “Startup e-commerce” para saber mais.
TRÊS FORMAS DE MONTAR UM SITE E-COMMERCE
Depois de resolver as questões de planejamento do seu negócio, você terá que decidir entre pelo menos três formas diferentes de montar um site e-commerce. São elas:
1 – Faça você mesmo:
Realize um curso de Front-end na ComSchool, por exemplo, e aprenda a criar uma loja virtual utilizando-se de plataformas como a VTEX, Rakuten, Ciashop ou Linx, entre outras.
Lembre-se, aprender custa caro e leva tempo.
2 – Contrate um autônomo:
Contrate um programador autônomo, que trabalha sozinho.
3 – Contrate uma agência:
Contrate uma agência especializada em e-commerce.
Acesse e leia também o post “8 razões para contratar uma agência e-commerce”. Entenda, dessa maneira, por que delegar a atividade de implantação de loja virtual para profissionais experientes é a sua melhor opção.
COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE FERRAMENTAS E PARAFUSOS COM O SUPORTE DA AGÊNCIA E-PLUS
A agência e-Plus foi fundada em 2013 e desde então já produziu mais de 300 sites de e-commerce.
Essa empresa conta com um time de profissionais front-end liderados pela bicampeã do Prêmio Melhor Programador ABRADI, Nádia Faustino.
Sua equipe multidisciplinar é capaz de realizar projetos de pequeno, médio e grande portes, tanto na área de criação de loja virtual quanto no ramo de divulgação de e-commerce.
Aliás, recentemente, a e-Plus foi reconhecida pelo Google Elevator como uma das 12 agências de Marketing Digital com o maior potencial para oferecer um alto desempenho em divulgação no Brasil.
Método de trabalho e-Plus
O método de trabalho da e-Plus contempla dez passos:
1 – Primeiro contato via e-mail, telefone ou WhatsApp (clique no botão em seguida a partir do seu smartphone);
2 – Exposição de uma plataforma e-commerce à escolha;
3 – Assinatura de contrato formal de trabalho;
4 – Criação de Briefing e Rafe;
5 – Desenvolvimento do Design original e exclusivo da loja virtual;
6 – Programação de scripts, aplicativos, links, etc.;
7 – Teste de qualidade feito pela equipe e-Plus;
8 – Treinamento básico na plataforma escolhida;
9 – Teste de qualidade realizado por você cliente;
10 – Apontamento de domínio e estreia da loja virtual na internet.
Muito bem, agora que você já sabe como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos, aposte em uma parceria com a e-Plus e fique mais tranquilo na hora de criar e divulgar seu site e-commerce.
Acesse e leia também o post “Marketing Digital para empreendedores”. Fique sabendo, dessa maneira, das melhores estratégias para divulgar, testar e validar seus novos produtos e serviços.