Como montar uma loja virtual de eletrônicos?

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Passo a passo para criar seu e-commerce no ramo

Entenda como montar uma loja virtual de eletrônicos e faça sucesso nesta categoria que tem uma das maiores Taxas de Conversão do e-commerce brasileiro

Entenda como montar uma loja virtual de eletrônicos e faça sucesso nesta categoria que tem uma das maiores Taxas de Conversão do e-commerce brasileiro

Existem muitas pessoas que, como você, querem saber como montar uma loja virtual de eletrônicos. Não é por menos, já que esse ramo tem taxa de conversão maior que a do e-commerce geral.

Conforme o estudo “E-commerce Radar: eletroeletrônicos”, enquanto a conversão do varejo online em geral gira em torno de 1,3%, a do e-commerce de eletrônicos é de 1,6%. Logo, um site e-commerce que recebe 10 mil visitas mensais faz 130 vendas por mês no primeiro caso e 160 no segundo.

Vejamos, então, um passo a passo para criar um e-commerce do tipo.

Como montar uma loja virtual de eletrônicos: passo a passo

Para empreender seu site e-commerce no setor de eletrônicos, realize as seguintes ações:

• Crie vários modelos de negócios:

Primeiramente, para criar um modelo de negócios você precisará estudar o que é o Business Model Canvas (BMC). Para isso, recomendo a leitura do livro “Business Model Gerenation”, de autoria de Alexander Osterwalder.

Resumidamente, o BMC é um quadro com o qual é possível montar modelos de negócios em poucos minutos com a ajuda de post-its impressos ou eletrônicos.

Assim que compreender a teoria BMC, cadastre-se no site Sebrae Canvas, que lhe permitirá criar modelos de negócios online gratuitamente, entre outras ações pertinentes.

A criação de modelos de negócios possibilita analisar se um negócio será viável ou não. Essa prática evita, por exemplo, a perda de tempo e de dinheiro que ocorre muito frequentemente com empreendedores que abrem negócios sem nenhum planejamento.

Enfim, quanto mais modelos de negócios no ramo de eletrônicos você criar, melhor. Logo depois, escolha o modelo mais promissor e passe para a próxima fase.

• Crie um Plano de Negócios:

Escolha o modelo de negócios mais viável dentre os criados na etapa anterior e desenvolva um Plano de Negócios (PN) em cima dele.

O PN lhe ajudará a criar a Cultura Organizacional da sua empresa. Além disso, com esse documento você também organizará as bases do Marketing, da Logística, das Finanças, das operações gerais do empreendimento.

Acesse o artigo “Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce” e escolha o mais apropriado.

• Crie um mix de produtos:

Durante a criação do PN, você deverá conceber o mix de produtos eletrônicos com o qual trabalhará.

O mix de produtos não é uma coisa definitiva, porém, as chances de sucesso aumentam se você escolher os produtos certos da primeira vez.

• Estabeleça um estoque de eletrônicos:

Ainda no decorrer do seu PN, você precisará estipular como será o estoque e a distribuição dos produtos eletrônicos que irá vender.

Nessa etapa é possível decidir pelo sistema Crossdocking ou Dropshipping, por exemplo.

Enfim, conhecer bem como funciona a questão do estoque é essencial para quem está procurando saber como montar uma loja virtual de eletrônicos.

• Crie um nome para a loja virtual:

Não parece, mas o nome de uma loja virtual pode ajudá-la a fazer mais ou menos sucesso.

Nomes pequenos e simples são mais fáceis de lembrar, o que facilita as coisas para todo mundo.

Leia o post “Nomes para lojas virtuais: como escolher?” e fique por dentro de mais conceitos importantes para a realização desta tarefa.

• Crie um logo para loja virtual:

Tão importante quanto o nome é o logo da sua loja virtual, pois ele confere identidade ao seu negócio.

Caso você ainda não saiba, o logo é a tipologia usada para escrever o nome de uma marca.

Acesse e leia o artigo “Logo para loja virtual: como criar o seu” para saber mais sobre isso.

• Registre o nome e logo da loja virtual no INPI:

O nome e o logo, entre outros componentes da sua marca, devem ser registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Existem várias empresas de advocacia que poderão realizar este serviço.

O registro no INPI é importante para proteger legalmente as suas marcas contra cópias, piratarias, apropriações indevidas e outros problemas.

• Registre um domínio:

Para ter o direito exclusivo de usar um determinado nome no endereço eletrônico de um site ou de um conjunto de e-mails, você precisará registrar o domínio.

Esse registro pode ser feito em sites como o Registro.br, por exemplo.

• Cheque se os nomes já existem antes de registrar:

Antes de criar nomes, domínios e logotipos, verifique se eles já não foram criados e registrados por outras pessoas.

No site Registro.br é possível verificar os domínios. Já os nomes e logotipos de empresas podem ser checados por escritórios de advocacia e contabilidade.

• Abertura de empresa:

Para ter uma loja virtual no Brasil é necessário abrir empresa.

Dependendo do tamanho do e-commerce que pretende abrir, você poderá se enquadrar no sistema de Micro Empreendedor Individual, Microempresa, Pequena Empresa, Pequena Média Empresa, Média Empresa ou Grande Empresa.

Leia “Para criar uma loja virtual é preciso abrir empresa?” e aprenda mais sobre esse tema.

• Faça a implantação do e-commerce:

Alugue uma plataforma e-commerce e crie a sua loja virtual. Caso não domine as ferramentas, contrate uma agência e-commerce para fazer o serviço.

A implantação de e-commerce pode demorar entre 30 e 120 dias, dependendo da agência e do tamanho do projeto.

Considerações finais sobre como montar uma loja virtual de eletrônicos

Agora você já sabe como montar uma loja virtual de eletrônicos, mas isso não termina aqui.

O próximo passo é fazer campanhas de Marketing para divulgar as páginas de produtos do seu site.

Outra coisa importante é o gerenciamento, que deve ser constante.

Procure ainda, analisar e otimizar a sua loja virtual para o máximo desempenho.