Reserve 5 minutinhos agora, pois chegou a hora de você ler algumas dicas sobre como montar uma loja virtual de bolsas. Observe os três cases a seguir e confira no final deste post algumas lições que poderão ser usadas na criação do seu e-commerce no ramo.
Como montar uma loja virtual de bolsas: 3 cases de sucesso
Aprenda agora como montar uma loja virtual de bolsas com esses três cases de sucesso:
• Lucchetto:
A Lucchetto é uma marca de bolsas femininas criada em 2013 por Mariana Magalhães. Atualmente, a empresa conta com uma loja virtual onde são comercializadas mais de duas dezenas de bolsas.
De acordo com o site E-commerce de Sucesso, Marina estudou moda na Itália. Posteriormente, ela trabalhou na M. Officer. Nesta empresa, desenhou uma bolsa que não foi aproveitada por ter ficado acima do orçamento.
Mariana resolveu comprar uma unidade desta bolsa e passou a usá-la no dia a dia. Familiares e amigos gostaram e quiseram comprar exemplares. Ela começou a vender para eles e, logo depois, abriu o negócio para a internet.
Hoje ela vende sobretudo bolsas femininas para mulheres de todas as idades no site e-commerce da Lucchetto. Em 2016, Mariana faturou R$ 2 milhões com seu comércio eletrônico.
• Nordweg:
Igor Gaelzer aprendeu produzir e comercializar bolsas de couro na empresa de sua família. Em meados dos anos 2000, contudo, quis empreender. Teve a ideia de criar bolsas masculinas para produtos tecnológicos.
Segundo o site E-commerce na Prática, Igor achou que com a grande quantidade de notebooks, smartphones e máquinas fotográficas no mercado, os homens precisariam de bolsas resistentes para guardar esses produtos.
A família, entretanto, achou que homens não curtiam bolsas e declinou. Mas Igor não se deu por vencido. Elaborou um novo plano, que requereria um investimento de R$ 10 mil. Assim, em 2007, o negócio seria iniciado.
Ele iniciou com loja física na cidade de Picada Café. Em seguida, passou a divulgar em redes sociais. Depois, criou um site e, por fim, uma loja virtual. Com o e-commerce, as vendas “bombaram”. Faturou R$ 4 milhões em 2016.
• 2gobag:
Os amigos Karlo e Gabi Viana criaram a empresa 2gobag em 2014. Eles tinham o objetivo de vender bolsas e mochilas térmicas fashion. Esses recipientes serviriam para transportar marmitas e alimentos para o trabalho, viagens, etc.
Conforme revela o site Montar um Negócio, Karlo e Gabi investiram só R$ 500,00 no início, valor com o qual encomendaram 30 bolsas. Com o tempo, faturaram R$ 1,8 milhões em vendas, mas tiveram problemas administrativos.
Posteriormente, solicitaram a ajuda do Sebrae com a finalidade de organizar os processos de trabalho da empresa. Isso certamente lhes deu um novo fôlego, pois eles conseguiram se aperfeiçoar e dar continuidade ao negócio.
Enfim, eles criaram um site de vendas por meio da plataforma Mercado Shops. Na sequência, migraram para a plataforma Loja Integrada, que pertence à VTEX, onde permanecem. O faturamento atual não é divulgado.
Como montar uma loja virtual de bolsas: trabalhando com revenda
Alguns empreendedores podem preferir trabalhar com revenda ao invés de ter uma fábrica. Nesse caso, como montar uma loja virtual de bolsas? O negócio é procurar fornecedores e depois comercializar as bolsas no seu site e-commerce.
Para encontrar fornecedores, digite no Google palavras-chave como “Fornecedor de bolsas”, “fabricante de bolsas”, “distribuidor de bolsas”, “bolsas para revenda”, por exemplo. Acesse e leia também o artigo “Como conseguir fornecedores para loja virtual” e fique por dentro de outros procedimentos.
Como montar uma loja virtual de bolsas: a escolha da plataforma
A maioria dos empreendedores começa negócios a partir das redes sociais, blogs e pequenos sites. Logo depois, eles passam para plataformas e-commerce gratuitas, onde podem criar lojas virtuais limitadas.
Entretanto, quando seu negócio de bolsas começar a crescer, não tenha medo de migrar para uma plataforma e-commerce de ponta como a VTEX, por exemplo, rapidamente. É que se você demorar muito, o custo da migração poderá ser muito alto no futuro.
Além do mais, é preciso evitar o que chamo de “Plataformas Pato“. Esse é o típico caso em que o barato pode sair caro. Então, fique atento (a)!
Você também pode tentar conquistar investidores. Para tanto, crie um Plano de Negócios e apresente esse documento para investidores. Como visto anteriormente, o Igor da Nordweg apresentou um plano para os pais dele, que atuaram como seus financiadores. De fato, se você conseguir um bom investidor, daí poderá criar sua loja virtual a partir de uma plataforma top de linha desde o início, o que lhe poupará tempo e energia.
Como montar uma loja virtual de bolsas: 10 lições aprendidas com os cases da Lucchetto, Nordweg e 2gobag
Agora chegou a hora de tirar algumas lições dos cases da Lucchetto, Nordweg e 2gobag. Em geral, esses cases nos demonstram que:
• Pode ser bom saber um pouco sobre moda de bolsas, que o diga a Mariana;
• Trabalhar no ramo antes de empreender também pode fazer a diferença;
• Aproveitar ideias rejeitadas por outras empresas pode ser uma boa ideia;
• É possível começar nas redes sociais e evoluir para uma loja virtual;
• Observar as demandas do mercado, como fez Igor, é um bom começo;
• Planejar permite analisar se o negócio é bom e assim conquistar investidores;
• Atuar a partir de cidades pequenas não é empecilho no ramo e-commerce;
• Uma loja virtual aumenta o potencial da loja física e faz as vendas “bombarem”;
• Com pouco investimento é possível iniciar um negócio no ramo;
• Contar com instituições como o Sebrae pode ajudar a melhorar os processos.
Seja com revenda ou com fabricação própria de bolsas, é importante buscar conhecimento na área e, se necessário, ajuda profissional para desenvolver e manter um comércio eletrônico no ramo. E aproveito para reforçar: escolha a plataforma e-commerce certa desde o início e evite custosas migrações no futuro.