As pesquisas da série WebShoppers / Ebit mostram que há mais de uma década o e-commerce nacional só cresce. E para aproveitar esse cenário favorável, muitos brasileiros têm tentado entender como montar uma loja virtual com produtos da China, os quais são mais baratos e, por isso, podem garantir mais lucro.
Primeiramente, devo dizer que não existe uma fórmula mágica para trabalhar com importação e comércio no e-commerce. Sendo assim, você terá que fazer muitos testes antes de se consolidar no mercado. Acompanhe a seguir algumas dicas iniciais.
- Acesse e leia também o post “Fornecedores da China“. Conheça, dessa forma, uma feira (a qual ocorre anualmente no Brasil) com 800 fornecedores chineses e saiba como entrar em contato com eles.
10 dicas de como montar uma loja virtual com produtos da China
Para você que quer saber como montar uma loja virtual com produtos da China, eu proponho:
• Faça todo o processo de empreendedorismo:
Antes de criar a loja, realize todo o processo de empreendedorismo. Escolha um método de planejamento e desenvolvimento como o Plano de Negócios, Modelo de Negócios ou Startup E-commerce. Esboce sua Cultura Organizacional.
Crie um nome e um logotipo. Dependendo do formato do negócio, talvez seja necessário abrir uma empresa de importação e comércio. Antes de fazer isso, porém, procure saber junto ao Sebrae quais são as certificações e habilitações necessárias para atuar nesse ramo.
• Escolha o nicho e os produtos:
Você já sabe com quais produtos irá trabalhar? O ideal é começar dentro de um nicho como o de eletrônicos, sapatos ou maquiagens, por exemplo. Que tal criar uma loja virtual de drones importados da China? Dê o seu jeito!
• Identifique os melhores fornecedores:
Com o nicho e os produtos definidos, você deverá procurar por fornecedores atacadistas na China. Faça uma lista. Peça recomendações de bons fornecedores para empreendedores que já atuam no ramo.
• Faça um curso:
Se tiver dificuldades para encontrar bons fornecedores, então talvez seja uma solução realizar um curso de “Como montar uma loja virtual com produtos da China”. Nesse caso, você poderá pedir recomendações diretamente ao tutor do treinamento. Então, antes de fazer o curso, tente saber se o tutor possui um e-commerce de importados e se ele tem experiência no setor.
• Escolha o tipo de logística:
No caso da logística, é possível escolher entre o Crossdocking e o Dropshipping, por exemplo. No primeiro, o fornecedor envia os produtos para um Centro de Distribuição e você entrega. No segundo, o fornecedor envia direto para o consumidor.
• Trabalhe com pequenos lotes no início:
Seja lá qual for o seu método de logística, trabalhe com pequenos lotes no início. Evite bancar grandes lotes de produtos, pois você terá muitos problemas se a carga se extraviar no caminho e/ou se o fornecedor simplesmente não entregar. Com pequenos lotes têm-se menos prejuízo em casos como esses.
• Monitore a variação da moeda:
Fique de olho na variação da moeda, pois isso lhe ajudará a evitar prejuízos e aproveitar oportunidades. Isto é, com um acompanhamento será possível fazer mais compras nos períodos de baixa e menos nos de alta da moeda.
• Aprenda um pouco de Mandarim:
O Mandarim Padrão é o idioma oficinal na China. Conhecer um pouco dessa língua é importante para dialogar, tirar dúvidas e intermediar conflitos e vendas com os fornecedores chineses, tailandeses e até singapurenses.
• Desenvolva uma loja virtual:
Logo depois de ter montado toda a estrutura do negócio e-commerce de comércio e importação mencionada nos tópicos anteriores, passe para a criação da loja virtual.
Recomendo que você escolha uma plataforma e-commerce escalável para suportar o crescimento sem perda de desempenho. Se necessário, contrate uma agência e-commerce para implementar a loja virtual.
• Divulgue sua loja virtual:
No Brasil, a cada 100 visitantes únicos de uma loja virtual, apenas 1 realiza uma compra. Dessa maneira, para fazer 10 vendas por dia, por exemplo, será necessário contar com ao menos 1.000 visitantes únicos.
Então, você precisa divulgar sua loja virtual. Aposte nas melhores estratégias de Marketing Digital para poder fazer isso. Comece usando os links patrocinados para e-commerce.
Além disso, aqui vai uma dica final: trabalhe com metas. Estipule quanto você quer vender por mês e depois redistribua essa meta para as semanas e dias. Isto é, se pretende fazer cerca de 150 vendas mensais, então, deverá fazer 38 vendas por semana e uma média de 5 a 6 vendas ao dia. Leve em conta que para conseguir finalizar 150 carrinhos por mês, você precisará obter no mínimo 10 mil a 15 mil visitantes únicos no mesmo período.