Como montar uma loja virtual

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Saiba como planejar, escolher a plataforma de e-commerce, otimizar as estratégias de vendas, buscar inovações em logística e muito mais!

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O que vender na internet? É debaixo deste título que, em 2012, escrevi um post no qual salientava a necessidade de planejamento antes da criação de loja virtual. De lá para cá, aprendi alguns truques novos, que agora compartilho com vocês, caros leitores deste blog:

• Planejamento: nesta fase, você deve fazer a sondagem sobre o nicho de negócio no qual pretende entrar. Use a ferramenta Business Model Canvas, por exemplo, para construir um cenário inicial.

Quando estiver seguro do que pretende fazer, comece a criar um Plano de Negócios. Este documento lhe auxiliará a analisar o mercado, seus concorrentes, seu público-alvo, a criar planos operacionais, financeiros, logísticos e publicitários, além de levantar informações que lhe possibilitarão prever cenários futuros e criar planos para cada um deles.

O planejamento é importante porque reduz as possibilidades de erros e desperdícios, o que reduz seus gastos. Leve seu tempo ao realizar esta tarefa. Em geral, 6 meses a 1 ano é o suficiente. Mas há empresas que passam 2 anos só para concluir esta fase;

Plataforma de e-commerce: escolha o tipo de sistema que irá utilizar para estruturar e gerenciar a sua loja virtual. Há várias opções no mercado, tais como Ciashop Framework, Vtex e Bseller. Aqui na Agência E-Plus, temos muitos projetos implantados com a plataforma de e-commerce CiaShop, que conta com dezenas de funcionalidades e atende bem todos os portes de empresas que buscam uma solução profissional em plataforma de e-commerce;

Estratégia Long Tail para e-commerce: ao inaugurar a sua loja virtual, recomendo que você venda alguns poucos produtos para testar as ferramentas e recursos. No entanto, tão logo adquira alguma experiência, comece a aumentar o número de produtos para vender menos de uma lista cada vez maior, o que, acredite, lhe proporcionará maiores lucros;

• Funil de vendas: transforme internautas em amigos, amigos em clientes e clientes em fregueses por toda a vida. Você conseguirá fazer isso por meio de uma boa tática de funil de vendas;

• Fotografias de produtos: capriche neste item, pois, como diz o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Muitas pessoas compram e-produtos pela foto. Se precisar, contrate fotógrafos profissionais como os da Shotcom, empresa especializada em imagens para e-commerce.

Bem. Além de planejar, escolher uma plataforma de e-commerce, desenvolver uma estratégia Long Tail, preparar um funil de vendas, cuidar das fotografias e das descrições dos produtos, invista em ferramentas de divulgação como os links patrocinados e E-mails Marketings, em inovações logísticas como o Axado e o Speedyboy, e em utilitários de análise do público-alvo como as buyers personas com a finalidade de lhes oferecer melhorarias na experiência de compra.