Aprender como montar um supermercado online pode ser o que você precisa agora para dar novo impulso ao seu negócio. Quer você já tenha ou não uma loja física, contar com uma loja virtual para vendas online é uma ótima ideia. E eu vou dizer logo em seguida o porquê.
Por meio de uma loja virtual você poderá vender itens nas categorias de Limpeza, Alimentos, Bebidas, Higiene, Padaria, Utensílios e muito mais. Neste contexto, considere abastecer os consumidores do seu bairro, distrito ou cidade pequena com muito mais comodidade.
Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Kantar Thermometer 4ª Edição, 75% dos brasileiros preferem comprar em supermercados perto de casa por conta da pandemia de Covid-19. Desse modo, um supermercado local com loja online torna-se muito oportuno.
Obviamente, os consumidores que preferem comprar no e-commerce querem ficar longe e livres das aglomerações. Mas, além disso, eles também desejam mais praticidade e mais economia de tempo. E um supermercado virtual local é ótimo para estes e outros fins.
Seja como for, com uma loja virtual seu negócio deslanchará. Você poderá conquistar, por exemplo, as novas gerações que já nasceram conectadas aos meios digitais. Isso lhe colocará à frente dos concorrentes. Enfim, continue lendo e saiba como montar um mercado online!
Acesse e leia também o nosso artigo “Loja virtual de alimentos”. Conheça, desse modo, as etapas para criação e divulgação de um comércio eletrônico neste setor.
COMO MONTAR UM SUPERMERCADO ONLINE: DESENVOLVIMENTO DA LOJA VIRTUAL
Considerando que você já tenha passado pelas etapas de empreendedorismo e que, portanto, já possua uma empresa aberta e até um mercado físico em funcionamento, o passo seguinte é desenvolver uma loja virtual.
Para criar uma loja online para o seu mercado, o ideal é contratar uma agência e-commerce. Os profissionais desse tipo de agência são treinados e certificados em múltiplas plataformas de comércio eletrônico, o que facilita a criação e gestão do projeto.
Dê preferência às agências que trabalham com plataformas de e-commerce com CMS 100% editável. Dessa maneira será possível desenvolver uma loja online com layout e Design original e exclusivo, o que vai diferenciar e proporcionar mais credibilidade à sua marca.
A agência e-Plus, por exemplo, trabalha com plataformas desse tipo. Para falar com um desenvolvedor da e-Plus a qualquer momento basta clicar no botão adiante e iniciar um bate-papo via WhatsApp:
COMO FUNCIONA UM SUPERMERCADO ONLINE?
Imagine um consumidor (em um mundo “normal” ou em uma época de pandemia de Covid-19 como a atual) que deseja fazer compras. Ele pode abrir o site e-commerce do seu supermercado, escolher produtos de diversas categorias, incluí-los no carrinho virtual e fechar um pedido sem sair do sofá. Olha que show!
Ademais, esse consumidor poderá retirar os itens que comprou na loja física mais próxima ou receber em casa. Assim, ele não precisará entrar no supermercado, enfrentar aglomerações e nem filas. Dessa forma, a loja física ficará mais segura para clientes e funcionários.
Uma vez fechado um pedido online, um profissional do seu mercado realizará a separação dos produtos solicitados pelo cliente. Esse profissional poderá conversar com o cliente via telefone ou aplicativo como o WhatsApp enquanto faz isso. Assim é possível substituir itens em falta e, quem sabe, até fazer um upselling e/ou cross-selling para aumentar o Ticket Médio. Se quiser, você pode até cobrar uma taxa por este serviço.
O pagamento da compra, por sua vez, poderá ser feito online antecipadamente ou no momento da retirada na loja ou entrega dos produtos na casa do cliente. Receba em dinheiro, débito, via boleto, cartão de crédito ou outra forma de pagamento que desejar como tickets e vales.
Vendas ininterruptas
Viu como é prático e vantajoso? E por falar em vantagens, observe que uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia. Sendo assim, os consumidores poderão comprar a qualquer momento, até mesmo de madrugada.
E vou mais além, os consumidores poderão fazer compras no seu supermercado online via tecnologias móveis quando estivem no trabalho, na hora do almoço, se locomovendo no transporte público, de férias na praia ou em outra situação. Esses consumidores poderão agendar datas e locais de entrega ou retirada das compras com praticidade.
Enfim, pode-se usar várias ferramentas de Gestão de Marketing e o Google Meu Negócio para divulgar seu supermercado online localmente e receber visitas o tempo todo, todos os dias e noites do ano. Me diz aí se isso não é uma boa ideia?
Acesse e leia também o nosso artigo “Compras de supermercado pela internet”. Descubra, dessa forma, quantos brasileiros já fazem isso.