Como montar um e-commerce partindo do zero?
Esta é uma dúvida frequente entre pessoas que sempre atuaram no mercado de trabalho, mas que agora pretendem ter a própria empresa.
Em geral, esta dúvida assola pessoas que estão tentando aprender como vender pela internet.
Seja para estes ou para outros casos, montamos um guia que responde esta questão, o qual possui os seguintes 10 passos:
1. Ler, estudar e desenvolver uma “consciência empreendedora”
2. Ler, estudar e desenvolver uma “consciência e-commerce”
3. Pesquisar, analisar e escolher um nicho
4. Pensar, esboçar e planejar uma empresa
5. Obter financiamento
6. Abrir uma empresa
7. Criar uma loja virtual
8. Realizar campanhas de Marketing
9. Vender, entregar e verificar a satisfação dos clientes
10. Otimizar, diversificar e crescer
Em seguida, você poderá ler mais sobre cada um destes passos. Confira!
GUIA: COMO MONTAR UM E-COMMERCE PARTINDO DO ZERO
Para montar um e-commerce de sucesso partindo do zero, você terá que:
1 – Ler, estudar e desenvolver uma “consciência empreendedora”:
Este é o primeiro passo.
É o início do seu “Big-Bang” e-commerce.
Sendo assim, leia tudo o que puder sobre empreendedorismo.
O dicionário do Google define empreendedorismo como a “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios”.
É exatamente isso o que você precisa aprender agora.
Pois bem, como pontapé inicial, recomendo que você leia o livro “O segredo de Luísa”, de autoria de Fernando Dolabela.
Este livro é um best-seller do ramo de Administração de empresas.
Ao lê-lo, você compreenderá como funciona o processo de empreendedorismo com Plano de Negócios.
Com um Plano de Negócios é possível planejar primeiro e implementar depois.
Mas, espere, existe outro método.
Logo depois de ler “O segredo de Luísa”, leia também os livros “A startup enxuta”, de Eric Ries, e “Comece sua startup enxuta”, de Ash Maurya, ou outros do mesmo gênero.
Por meio destas duas últimas obras você ficará sabendo como é montar uma empresa em que o planejamento e a execução prática dos processos de empreendedorismo ocorrem simultaneamente.
Ao terminar, você terá uma consciência bastante abrangente sobre o que é o empreendedorismo.
2 – Ler, estudar e desenvolver uma “consciência e-commerce”:
Depois de conquistar uma “consciência empreendedora” é hora de obter também uma “consciência e-commerce”.
Leia, para tanto, livros que abordam os principais aspectos do setor, tais como a gestão, logística e a implementação de e-commerce, por exemplo.
Estude a Lei do E-commerce e compreenda a legislação desta área de negócios.
Realize um ou mais cursos de e-commerce na ComSchool, que é uma das melhores escolas de comércio eletrônico do Brasil.
3 – Pesquisar, analisar e escolher um nicho:
Agora você já sabe o que é empreendedorismo e conhece um pouco sobre o comércio eletrônico.
Dessa forma, com esta base de conhecimento, será possível para você escolher um nicho de negócios com uma boa demanda e que ainda não tenha sido muito explorado.
Se encontrar este nicho promissor e de alguma forma sentir que pode entrar nele, então suas chances de crescer e fazer sucesso serão bem maiores.
4 – Pensar, esboçar e planejar uma empresa:
Tão logo tenha escolhido um nicho de negócios, comece a planejar a sua empresa.
Como já estudado no tópico 1, você conhece duas formas de fazer isso, são elas:
• Plano de Negócios para e-commerce
Escolha o seu método de empreendedorismo e aperte o “start”, isto é, comece!
5 – Obter financiamento:
Talvez você não tenha tanto dinheiro para investir em e-commerce.
Se esse for o seu caso, então precisará de uma ajudinha externa para começar.
Busque um financiamento do BNDES ou obtenha ajuda de um sócio, faça um empréstimo, conheça agências de fomento e investidores anjo.
Você sabia que existem mais de 7 mil investidores anjo no Brasil com disposição para investir ao menos R$ 50 mil?
Pois é!
Enfim, dê o seu jeito!
6 – Abrir uma empresa:
Você está aprendendo como montar um e-commerce partindo do zero.
Entretanto, a esta altura, você já sabe o que é empreendedorismo, conhece o mercado de comércio eletrônico, escolheu um nicho e tem um planejamento.
Além disso, não menos importante, tem apoio de um investidor.
Então, agora é o momento de abrir uma empresa e-commerce.
Abrir uma empresa é fundamental no e-commerce, pois só desta forma é que a sua loja virtual poderá ter um CNPJ e emitir notas fiscais ao consumidor.
Para abrir uma empresa de forma adequada, contrate um bom contador.
7 – Criar uma loja virtual:
Etapa crucial do processo de montagem de um e-commerce, a loja virtual é o instrumento mais moderno de vendas online.
Para criar uma loja virtual será necessário antes escolher uma plataforma e-commerce.
Existem dezenas delas no mercado, todavia eu aconselho a escolha de uma top de linha como a VTEX, por exemplo, que lhe permitirá crescer sem obstáculos de infraestrutura eletrônica.
Em outras palavras, a VTEX proporciona mais escalabilidade para o seu negócio.
Ademais, para criar uma loja virtual será preciso contar com a ajuda do serviço de implantação de e-commerce de uma agência de e-commerce.
8 – Realizar campanhas de Marketing:
Depois que a loja virtual estiver pronta e operante, você terá que divulgá-la.
Você sabe como anunciar produtos online?
Sabe como fazer Publicidade para e-commerce?
Seja lá qual for sua resposta para estas perguntas, saiba que o Marketing deve ser feito ininterruptamente, pois só assim é que se poderá conduzir visitantes para a sua loja virtual.
Quanto mais visitantes, mais vendas é possível fazer.
No Brasil, a cada 100 visitantes únicos apenas 1 compra.
Então, defina suas metas de vendas no e-commerce e logo saberá quanto precisará investir em Marketing.
Se precisar, contrate um serviço de Gestão de Marketing Digital.
9 – Vender, entregar e verificar a satisfação dos clientes:
Assim que as campanhas de Marketing forem ativadas, sua loja virtual passará a receber visitantes e fazer vendas.
Neste ponto, sua política de entregas e devoluções já deve ter sido desenvolvida.
Ela poderá ter algumas pequenas falhas, claro.
Todavia, resolva-as assim que percebê-las.
Depois de entregar, ligue ou envie e-mail para seus clientes a fim de saber se eles ficaram satisfeitos.
Essa preocupação com a satisfação do cliente pode fidelizá-lo e fazê-lo voltar para comprar mais na sua loja virtual no futuro.
10 – Otimizar, diversificar e crescer:
Sua plataforma e-commerce o os sistemas integrados como o Google Analytics, os ERPs e WMSs, por exemplo, vão gerar diferentes tipos de relatórios, que lhe permitirão verificar o desempenho do seu negócio online.
Analise esses relatórios e encontre pontos que precisam de melhorias.
Com efeito, otimize tudo o que puder.
Se o e-commerce estiver com um bom crescimento, aproveite para diversificar sua linha de produtos.
Mire sobretudo a melhoria contínua e o crescimento do seu comércio eletrônico.
CONCLUSÃO: COMO MONTAR UM E-COMMERCE PARTINDO DO ZERO
Para montar um e-commerce partindo do zero invista primeiramente em conhecimento.
Na sequência, dedique-se ao planejamento.
Depois, obtenha investimento e adquira a tecnologia.
Adiante, monte o e-commerce o coloque-o para funcionar.
Finalmente, busque a otimização contínua.