Já mostrei por diversas vezes aqui no blog desta agência e-commerce como criar uma loja virtual. Entretanto, como montar um e-commerce começando com um blog e-commerce, esta será a primeira vez.
Esta estratégia requer a produção e publicação periódica de conteúdo SEO em um blog. Com efeito, a ideia é criar um público fiel em torno deste conteúdo antes de começar a vender alguma coisa. Sendo assim, ela requer sobretudo um pouco de paciência.
Como montar um e-commerce começando pelo conteúdo
Como montar um e-commerce a partir de um blog e-commerce? Primeiramente, muito antes de criar um mix de produtos e de abrir uma empresa e desenvolver uma loja virtual, você precisará construir uma audiência fidelizada.
Para tanto, você poderá usar as ideias do livro “Conteúdo S.A.”, de Joe Pulizzi, para quem a construção de um negócio baseado em conteúdo tem 6 etapas, são elas:
• O ponto ideal:
Aqui você escolhe um assunto sobre o qual tenha algum domínio, habilidade ou conhecimento. Começa a criar os primeiros conteúdos, que poderão incluir textos, fotos, vídeos, áudios, infográficos, etc. Conquista, com isso, os primeiros leitores e/ou espectadores.
• O ajuste do conteúdo:
Neste ponto, será necessário ajustar o enfoque do seu conteúdo. De acordo com Pulizzi, você terá que encontrar uma área dentro do assunto que escolheu, a qual possua pouca ou não tenha nenhuma concorrência (que seja um Oceano Azul). Por fim, isso lhe permitirá contar uma história diferenciada, que chamará a atenção das pessoas.
• A construção da base:
Muito bem, agora que você tem a ideia, a diferenciação e já tem um pequeno público, é hora de priorizar a base. Muitas empresas preferem usar uma revista ou um canal de vídeos, por exemplo. Neste caso, entretanto, a sua base de conteúdo será o seu blog, que em breve será um blog e-commerce.
• O cultivo do público:
Agora é a hora de aumentar o público e o momento de converter os leitores esporádicos em assinantes. Para fazer isso, use as redes sociais como recursos de distribuição e use técnicas SEO para indexar seu conteúdo ao Google e demais buscadores. Capture e-mails e envie seu conteúdo via E-mail Marketing.
• A diversificação:
Quando o blog adquirir audiência fiel e crescente, diversifique. Isto é, além do blog lance um canal de vídeos. E quando a audiência for boa neste canal, lance outros mais como uma revista impressa, por exemplo. A diversificação permite chegar às pessoas que captam informações por meio de diferentes plataformas.
• A monetização:
Por fim, monetize! Quando chegar neste ponto já terá mais de 1 ou 2 anos percorridos no setor. Isso significa que agora você conhece o assunto, os assinantes e as oportunidades. Comece vendendo um produto no blog (um software, um curso, uma camiseta, etc.). Daí para a loja virtual é um passo!
Como montar um e-commerce: do blog para a loja virtual
Agora você publica conteúdo diariamente e tem um público fiel. Comece a testar, então, a venda de produtos e também de serviços. Lance um Produto Viável Mínimo a partir do blog e o ofereça para pequenos lotes (partes) do seu público.
Observe como esta parte do seu público reage frente ao produto lançado. Se a ideia for boa, então ofereça o produto para outros lotes de público gradativamente. Se, contudo, a ideia for ruim, aperfeiçoe-a e lance-a novamente.
Quando os produtos e/ou serviços viáveis mínimos adquirirem maturidade no blog, então você saberá que é chegada a hora de realizar um desenvolvimento de e-commerce, isto é, de criar uma loja virtual.
Enfim, é aqui que dever-se-á alugar uma plataforma e-commerce para criar e administrar sua loja virtual, de preferência uma top de linha que lhe permita crescer com escalabilidade. Além disso, será preciso abrir uma empresa para assim poder emitir notas fiscais aos consumidores.
Daí por diante você poderá lançar novos produtos no blog em pequenos lotes, testá-los, otimizá-los e finalmente incluí-los junto aos demais produtos já desenvolvidos e que estão sendo comercializados na sua loja virtual.