Micro-Moments (em português, Micro-Momentos) é a palavra-chave que denomina os instantes nos quais os usuários de internet buscam satisfazer seus desejos acerca de algo que lhes desperta o interesse.
Nas palavras do vice-presidente sênior de anúncios e comércio no Google, Sridhar Ramaswamy, que cunhou o termo, “os Micro-Momentos são ocasiões nas quais agimos a partir de uma necessidade a fim de descobrir, aprender, fazer ou comprar algo”.
Sendo assim, os Micro-Momentos podem ser divididos em quatro instantes, nos quais os internautas tomam decisões, são eles os momentos:
– Eu quero saber:
Momento usado pelos usuários de internet para saber mais sobre uma determinada ocorrência ou sobre um produto ou serviço na web.
Suponhamos que o shopping center do seu bairro vai inaugurar um parque de diversões no estacionamento durante a temporada de outono. Você fica curioso, quer levar seus filhos e sobrinhos para brincar lá. Logo, em um Micro-Momento, você acessa o site do shopping para saber mais sobre o assunto.
– Eu quero fazer:
Momento em que os usuários de internet procuram na web informações sobre como realizar determinada tarefa.
Exemplo: seu banheiro entupiu, mas você não quer gastar dinheiro com uma empresa desentupidora. Logo, vai para a web e procura informações sobre como desentupir um banheiro para que você mesmo possa fazer o serviço.
– Eu quero comprar:
Momento em que os usuários de internet vão para uma loja virtual com a finalidade de comprar um produto ou serviço específico.
Imagine que você está assistindo um jogo de futebol quando um banner sobre a Chuteira X aparece no canto da tela da TV. Você fica com vontade de adquirir o calçado e, então, entra em um site e-commerce e faz a compra.
– Eu quero ir:
Momento em que os usuários de internet procuram na web um determinado local para o qual pretender ir.
Digamos que você saia para uma festa em uma cidade a 200 quilômetros de distância da sua casa e se perca no caminho. Em um Micro-Momento, você abre o Google Maps em seu smartphone, visualiza o local onde está e traça uma rota até onde pretende chegar.
Esses quatro Micro-Momentos são, atualmente, mais vivenciados por meio das telas pequenas dos smartphones e de outras tecnologias móveis conectadas à internet, o que não significa que não sejam experimentados também nas telas grandes dos desktops e notebooks.
Seja como for, o importante é que você empreendedor e administrador de lojas virtuais saiba desenvolver conteúdos que respondam e atendam as expectativas e os desejos representados por estes quatro Micro-Momentos dos internautas. Se essas expectativas forem bem respondidas, a chance desses internautas se tornarem seus clientes e/ou fregueses será muito grande.