O comportamento do consumidor na pandemia é muito diferente do que estávamos acostumados, o que tem gerado um aumento das vendas online e uma baixa nas vendas de lojas físicas. Como lidar com isso?
Neste artigo produzido a partir de uma live com o fundador do canal Younik, Fernando Vitolo, eu exponho algumas soluções para o tema. Nele abordo detalhes da transformação digital no e-commerce, a ansiedade para montar um negócio online, o novo normal no varejo e muito mais. Confira!
PARTINDO PARA AS VENDAS ONLINE
Há muitas empresas no mercado que estão (ou estavam) 100% no mundo físico, mas que com a pandemia e seus períodos de quarentenas, decorrentes fechamentos de lojas e shoppings, etc., precisam (precisaram) explorar o e-commerce. É uma necessidade. Mas como dar o passo inicial para começar a vender online?
É certo que, em um mundo normal, muitos empresários possuem redes de lojas físicas, mas não se arriscam nesse “novo mundo”, o mundo online. Isso é compreensível, já que em um mundo normal as vendas estão acontecendo no offline e o negócio está prosperando. Só que que agora, com as lojas fechadas, aí não tem muitos jeitos. O único jeito tem sido priorizar a transformação digital, o que inclui a criação de loja virtual.
Cuidados para vender online
Temos atendido aqui na Agência e-Plus muitos empresários que estão tentando iniciar no e-commerce. Vários empreendedores com os quais já havíamos conversado no passado distante voltaram a nos procurar. Além disso, empreendedores e empresas das quais ainda não tínhamos tido contato também nos procuraram. Até mesmo quem já tem e-commerce tem buscado nossa agência para integrar canais de vendas, criar sistemas de atendimento via WhatsApp, etc. Mas é preciso ter alguns cuidados.
O grande impasse é que agora todo mundo quer uma loja virtual “para ontem”. Todavia, não se pode fazer de qualquer jeito. O ideal é planejar primeiro, testar cada ação de implantação, integrar tudo certinho para o negócio funcionar bem. Aliás, falei muito sobre esse tema em outra entrevista com o Fernando Vitolo, a qual está disponível no artigo “Montar e-commerce” (clique e confira).
SOBRE A ANSIEDADE PARA MONTAR NEGÓCIO ONLINE
As pesquisas que têm sido publicadas periodicamente na mídia nos indicam que há um grande aumento nas vendas online, o que tem provocado uma corrida pela criação de site e-commerce. Existe uma ansiedade para montar um negócio e aprender como vender coisas pela internet o mais rápido possível.
Na ansiedade, muitos empreendedores embarcam na ideia de fazer tudo sozinhos. Entretanto, um dos primeiros passos para criar um negócio de sucesso (ao lado de um bom planejamento) é contar com uma equipe.
O que quero dizer é que não tem como ser a empresa de um homem só ou de uma mulher só, uma “eupresa”, a menos que você seja um e-commerce MEI. Mas até os MEIs cedo ou tarde começam a crescer a aí precisam contratar uma equipe.
O fato é que a criação de um comércio eletrônico possui muitos detalhes. Você precisa pensar no catálogo de produtos e em quais produtos fazem sentido vender online ou não. Tem também as questões da logística, da divulgação, tem que ter um alto investimento nas mídias.
É necessário ainda encontrar o público consumidor. E depois disso, muitos clientes vão comprar e certamente vão reclamar, o que exigirá um SAC. Tudo isso requer colaboradores, muitos dos quais de empresas terceiras e outros contratados via CLT.
Delegar tarefas para crescer
Recentemente li um livro chamado “O mito do empreendedor” que aborda justamente este tema. Uma pessoa é muito boa em algo e quer montar uma empresa. E aí ela quer fazer tudo. Ela ama sobretudo fazer a parte técnica, mas a empresa é muito mais do que isso.
O dono precisa animar as pessoas, tem que focar no estratégico, tomar decisões que vão influenciar a vida de muitos colaboradores e também das famílias deles. E aí quando começamos a pensar em tudo isso chegamos à conclusão que é preciso aprender a delegar tarefas. Neste aspecto, contar com as pessoas certas é o segredo do sucesso de qualquer negócio.
BRASILEIRO É FORJADO NA DIFICULDADE E SEMPRE DÁ UM JEITO
O Brasil foi um dos países que mais se adaptou às condições da pandemia, em termos de comércio. Isso talvez se deva ao fato de que nós nunca tivemos sossego em nenhuma época. Somos forjados na dificuldade. O brasileiro é um povo muito criativo. Muito trabalhador. E me dá bastante orgulho de ver o que conseguimos fazer em tão pouco tempo.
Na história de empreendedorismo online do nosso país há casos de pessoas que começaram com negócios muito pequenos, cadastrando apenas um produto, vendendo no Instagram, no Facebook, etc. Aos poucos, porém, elas foram se virando e crescendo. É muito interessante observar como o brasileiro consegue fazer isso.
Quando nós da Agência e-Plus começamos, por exemplo, era uma “eugência”. Isto é, era só eu. Eu sempre tive a ótica de que que se você tem dinheiro para contratar, então você tem que contratar. Mas só que naquela época eu não tinha.
Logo, então, fui aprender HTML, CSS, SEO e comecei a estabelecer metas para o que eu queria para empresa. Uma dessas metas era que a hora que eu chegasse em três contratos de SEO eu contrataria uma pessoa. Foi o que fiz.
Aliás, a primeira pessoa que contratei era minha estagiária e ela está comigo até hoje na agência. Hoje temos também uma pessoa para RH, outra para o jurídico, contabilidade, tem muita gente e muita coisa envolvida.
QUANTO TEMPO LEVA PARA LANÇAR LOJA VIRTUAL
Um projeto para criar um layout exclusivo, pensado no negócio do cliente, com todos os detalhes, sistema ERP integrado com a plataforma com foco no e-commerce pode levar 4 a 5 meses para ficar pronto.
Mas tudo depende do cliente também. Se tiver que ser para ontem, então será. Já subimos lojas em 30 dias para clientes que pediram urgência. No entanto, esses clientes tiveram que abrir mão de muitas coisas, porque neste espaço de tempo não é possível passar por um processo de criação/aprovação com qualidade.
NOVO NORMAL NO VAREJO
Grandes operações tem fechado suas lojas físicas e direcionado investimentos para o digital, o que tem feito muita gente pensar se o varejo físico vai desaparecer. Vale lembrar, há uma ou duas décadas quando o e-commerce começou a acelerar, esse também era o grande medo, “a loja física vai morrer”, dizíamos.
Aliás, quando os e-books surgiram começamos a dizer que o livro físico iria morrer. Quando a TV começou a bombar dizíamos que o rádio ia morrer. E quando começou a internet, aí então praticamente tudo ia morrer (ironicamente falando). Contudo, estamos em pleno 2020 e eu ainda gosto de ler jornal de papel. Bem, eu acho que já nasci com 60 anos. Mas enfim, a verdade é que de um jeito ou de outro o varejo físico vai sobreviver.
Seja como for, acredito que o futuro do varejo será um grande modelo híbrido. Acho que por questão de saúde pública teremos lojas menores. Mesmo tendo uma vacina, nada impede de termos novas epidemias e pandemias. Então, imagine uma loja onde as pessoas experimentam uma roupa, deixam ali e outra pessoa pega. Então vai ter que ter um tempo de higienização. Bem, muitas coisas vão sim é mudar é nós teremos que nos adaptar a isso.
- Assim que puder clique também em “Tipos de negócios online” para ler um post complementar.