A sua agência de Marketing Digital acabou de realizar o serviço de implantação de e-commerce e agora você precisa lançar essa loja virtual no mercado e começar a vender. O que fazer nesse momento crucial? Muita calma nessa hora. A seguir, eu proponho algumas dicas para lhe ajudar a ter mais sucesso nesse processo:
• Resolva as pendências do seu Plano de Negócios (PN):
Revise o andamento de todas as etapas do PN desde o Sumário Executivo até a Avaliação Estratégica, passando pela Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro e Construção de Cenários. Solucione as pendências e elimine os pontos fracos.
• Esteja certo de que sua loja virtual está realmente pronta:
Verifique o layout e todos os scripts front-end. Cheque os sistemas de produtos e categorias, pagamentos e fretes, as propriedades SEO e as funções básicas como campos de buscas, botões comprar, lista de desejos, etc.
• Certifique-se de que sua loja virtual será visualizada nas mídias móveis:
Construa a sua loja virtual sob uma plataforma e-commerce omnichannel como a Vtex, por exemplo, que proporciona mais facilidade para você comercializar produtos em diferentes tipos e tamanhos de telas e facilita o mobile commerce.
• Prepare as suas Redes sociais:
Presença dos e-commerces nas redes sociais é incompatível com a presença dos consumidores, diz estudo E-commerce Trends 2017. Ou seja, está sobrando consumidor nas redes. Por isso, prepare fanpages no Facebook, Twitter, Pinterest, etc.
• Elabore o seu Blog e-commerce:
Esteja preparado para produzir e publicar conteúdo diariamente. Leia “10 assuntos para comentar no seu blog e-commerce” para ter uma ideia do que escrever. A atualização constante sustenta o público e auxilia no SEO.
• Contrate uma Assessoria de Imprensa:
Quando tudo estiver pronto contrate uma Assessoria de Imprensa, a qual vai enviar releases sobre o lançamento da sua loja virtual para os veículos da pequena, média e grande imprensa a fim de fazer com que estes publiquem uma matéria a respeito em seus veículos de comunicação de massa.
• Organize o seu E-mail Marketing para e-commerce:
Jamais compre uma lista de E-mail Marketing. Prepare a sua própria lista! Você pode obtê-la antes ou depois de lançar a loja virtual. Se conseguir fazer isso antes, mais chance de obter sucesso nos eventos de lançamento do seu e-commerce no mercado você terá. Para preparar sua lista antecipadamente, utilize recursos como squeeze pages, isca digital, produto de entrada e landing pages. Se começar a captar assinantes para a sua lista um ano antes, você terá muitos consumidores no dia do lançamento.
• Estabeleça as suas KPIs:
As KPIs são indicadores de desempenho que lhe ajudarão a bater metas e obter lucro a partir das suas vendas via loja virtual. Revise todos os seus cálculos de KPIs e aproveite para verificar também – por meio da ferramenta Mark-Up – se os preços dos seus produtos estão corretos.
• Realize promoções:
Para captar clientes no momento do lançamento da sua loja virtual desenvolva promoções com preços baixos, com produtos de entrada, para converter os visitantes em clientes. Os produtos de entrada com preços bem baixos quebram os bloqueios e os receios de comprar e conquistam a confiança dos consumidores.
• Apronte o seu departamento de atendimento:
Nos momentos seguintes ao lançamento da loja virtual, as vendas vão começar a acontecer e inúmeros problemas relacionados ao frete, devoluções, trocas, produtos com defeitos, dúvidas sobre utilização, etc., vão começar a ocorrer e você terá que contar com uma boa equipe de atendimento treinada para resolvê-los.
• Comece anunciar (se tudo estiver pronto):
Uma vez que todas as coisas estiverem em ordem, comece a anunciar sua loja virtual nas redes sociais, no E-mail Marketing, na imprensa. Leia o artigo “51 boas ideias para divulgar sua loja virtual” para conhecer vários meios de publicidade para o seu empreendimento.
Não se esqueça de que, após o lançamento, o monitoramento deve ser constante. Todos os dias você deverá verificar seus índices de desempenho e procurar otimizar a sua loja virtual para que ela possa vender mais e melhor.