Sigla inglesa para Sending and Posting Asvertisement in Mass (Remessa e Postagem de Publicidade em Massa, em português), o SPAM é um tipo de mensagem indesejada, irritante, não solicitada ou perigosa.
A título de exemplo, digamos que a loja virtual de um time de futebol conhecido na cidade comece a enviar e-mails com propostas de vendas de camisetas para todas pessoas do lugar. Como nem todos são torcedores do tal time, muitas mensagens serão classificadas como indesejadas pelos destinatários e transformadas em SPAMs pelos filtros dos servidores de e-mail.
Os filtros de e-mail também impedem que mensagens perigosas como aquelas que pedem recadastramentos, números de contas bancárias e até senhas venham parar na caixa de entrada do destinatário.
Como os filtros de e-mails separam o joio do trigo? Bem, eles são programados para analisar vários aspectos das mensagens, tais como:
• O assunto
O título do e-mail ou assunto pode ser motivo de descarte de uma mensagem. Caso os filtros identifiquem frases ou palavras consideradas irritantes ou perigosas como “clientes”, “dinheiro”, “conta bancária”, etc., no campo do assunto, eles enviarão o e-mail para a caixa de SPAM.
• O conteúdo
Assim como o título, os filtros analisam o conteúdo. Determinados tipos de palavras, frases e até a alta frequência de pontos de exclamação podem ser motivos para exclusão da mensagem, assim como o uso de palavras em caixa alta ou o uso de muitas imagens e pouco texto.
• A permissão
Muitos administradores de e-commerces têm comprado listas prontas para envio de mensagens em massa, o que é um erro, pois os filtros são programados para excluir e-mails em massa para destinatários que não os autorizaram. Por isso, ao invés de comprar listas prontas, crie a sua própria por meio de squeeze pages e use o duplo opt-in com e-mails de confirmação para garantir o sucesso das suas campanhas.
Antes de enviar e-mails em massa, faça um teste para verificar se eles podem chegar à caixa de entrada dos seus destinatários. Uma das maneiras de testar é por meio do envio para as suas próprias contas de e-mail abertas para tal finalidade em provedores como o Yahoo e Gmail, por exemplo.
Após a realização de campanhas de E-mail Marketing é fundamental analisar os relatórios fornecidos pelo software de envio, o qual lhe permitirá verificar as taxas de abertura, de reclamações, de denúncias, de endereços inválidos, de tempo de abertura, etc.) e fazer otimizações.
Você também pode terceirizar a produção e envio de e-mails ao contratar uma consultoria e-commerce para campanhas de E-mail Marketing, o que lhe proporcionará mais qualidade nesse serviço e liberará seu tempo para que possa cuidar das atividades-chave da sua loja virtual.