Como funciona uma loja virtual?

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A parte interna, a externa e o negócio e-commerce como um todo

Como funciona uma loja virtual: ela é apenas uma parte (ou um ramo) da sua empresa e-commerce

Como funciona uma loja virtual: ela é apenas uma parte (ou um ramo) da sua empresa e-commerce

Você sabe que horas são agora? Pois essa é a hora certa para você saber como funciona uma loja virtual. Ter esse conhecimento lhe ajudará a compreender o cenário do comércio eletrônico. E, com base nisso, será mais fácil montar o seu site e-commerce de sucesso.

Como funciona uma loja virtual: aspectos importantes

Quando a pergunta é “Como funciona uma loja virtual?”, a resposta poderá ser bem extensa. Ela incluirá uma avalanche de conceitos, aplicativos, extensões, integrações, atualizações, departamentos e outras centenas de itens. Entretanto, o básico é que ela funciona a partir de uma plataforma e-commerce.

Existem várias plataformas e-commerce no mercado, sendo uma delas a VTEX, por exemplo.

As plataformas e-commerce, por suas vezes, contam com duas partes. Uma interna chamada de Front-end e outra externa denominada Back-end, confira:

• Front-end:

O Front-end é a interface da loja virtual. Ou seja, é aquela parte externa com a qual os consumidores têm contato. É onde uma pessoa pode selecionar um produto, ser encaminhada a uma página de pagamento e efetivar uma compra.

Amplamente divulgada com Marketing Digital, essa interface é exibida 24 horas por dia, todos os dias do ano, na internet. Assim, os consumidores podem fazer compras mesmo que o dono da loja virtual esteja dormindo.

O front-end da loja precisa contar com um Design impecável, com alto poder de atração e com ótima usabilidade. Ele precisa se adaptar e funcionar bem tanto nas telas pequenas das tecnologias móveis quanto nas telas grandes dos PCs.

Enfim, a interface de uma loja virtual é concebida por um profissional chamado Desenvolvedor Front-end ou Front-end Developer. Este, por sua vez, geralmente trabalha em uma agência e-commerce ou agência de Marketing Digital.

• Back-end:

Back-end é a parte interna da loja virtual (o lado da plataforma e-commerce que o público não vê), onde gestores gerenciam pedidos, criam promoções de vendas, atendem canais de comunicação como chats, e- mails, etc.).

É também internamente que os administradores analisam os dados cadastrais dos consumidores, cuidam da segurança das operações financeiras, controlam o estoque e muitas vezes preparam os produtos para envio.

O Back-end também pode envolver a análise do pós-entrega dos produtos, a logística reversa (quando necessário), a realização de pós-vendas ativas e/ou receptivas, as ações de pós-vendas em geral.

O termo “Back-end” pode definir, ainda, a atividade de desenvolvimento da estrutura geral de um sistema que, neste caso, é a plataforma e-commerce. Ou seja, ele pode se referir a criação dos códigos fundamentais de um sistema.

Além de contar com uma parte interna e outra externa, uma loja virtual faz parte de um contexto maior, que é o:

• Negócio e-commerce:

A loja virtual é só uma parte da sua empresa, isto é, do seu negócio e-commerce. Em outras palavras, ela está integrada a uma instituição maior, que possui uma marca, um logo, um símbolo, etc.

Essencialmente nos grandes e-commerces, há toda uma estrutura de departamentos como os de contabilidade, recepção, faturamento, RH, etc., que fornecem apoio para um bom funcionamento Back-end e Front-end da loja virtual.

Nesse contexto, o que guia o seu e-commerce como um todo e com ele a sua loja virtual para um futuro de sucesso é a Cultura Organizacional com as suas famosas Missão, Visão e Valores.

A estratégia e-commerce para o futuro é pautada principalmente pelo objetivo descrito na Visão. Se a meta é, por exemplo, ser o maior e-commerce esportivo da cidade, então, todas as KPIs da empresa devem ser apontadas para tal.

O porte da empresa e o funcionamento da loja virtual

Resta dizer, finalmente, que o porte da empresa influencia diretamente o funcionamento interno e externo de uma loja virtual. Isso significa que e-commerces pequenos cujos administradores são Microempreendedores Individuais terão bem menos ações Front-end, Back-end e Organizacionais do que os e-commerces que são Empresas de Pequeno Porte ou Grandes Empresas. No primeiro caso, apenas uma pessoa resolve tudo, enquanto os demais requerem equipes.