Como funciona o Google Ads e como usá-lo no comércio eletrônico é o segundo post da série mensal que estou publicando aqui no blog da e-Plus em 2020. Neste artigo abordarei principalmente o leilão de links patrocinados para, assim, ajudá-lo(a) a anunciar melhor.
O Google Ads, para quem não sabe, é um sistema de anúncios pagos voltados para veiculação na web. Em outras palavras, trata-se de uma plataforma em que você cria um anúncio e paga para publicá-lo nos resultados das pesquisas e nos sites parceiros do Google.
O sistema escolhe os anúncios que serão exibidos, bem como a ordem deles, por meio de um leilão. Entender como funciona este leilão poderá lhe ajudar a criar anúncios mais baratos e ao mesmo tempo mais eficazes do que os anúncios dos seus concorrentes. Acompanhe em seguida!
Acesse e leia também o post “Google Ads ou Adwords”. Saiba, dessa maneira, qual o nome correto desta plataforma de divulgação!
COMO FUNCIONA O GOOGLE ADS: LEILÃO DE ANÚNCIOS
Como dito, o Google Ads é uma plataforma de anúncios online, a qual funciona por meio de um leilão. Este leilão define quais anúncios serão exibidos em cada pesquisa feita por internautas. E, mais do que isso, ele define em qual posição cada anúncio aparecerá.
Sendo assim, o leilão exerce impacto direto no comércio eletrônico. Digo isso porque boa parte dos(as) donos(as) de lojas virtuais realizam campanhas de links patrocinados no Google. Assim, quem consegue fazer os anúncios aparecerem nas primeiras posições pagando menos tem dupla vantagem no mercado:
01 – Vai economizar e assim realizar mais campanhas que os concorrentes;
02 – Obterá mais visitas na loja virtual e, desse modo, poderá vender mais.
Por isso, então, é que é importante você saber como o leilão Google Ads funciona. E a pergunta mais importante neste contexto é: o que determina a posição na qual os anúncios serão exibidos após as pesquisas feitas por internautas? Saiba mais adiante!
Classificação dos anúncios
Basicamente, três coisas que você poderá controlar definem quais anúncios aparecerão nas primeiras páginas e primeiras posições dos resultados de buscas:
01 – Índice de qualidade:
O sistema do Google estabelece uma nota de 1 a 10 para cada anúncio. Esta nota diz respeito à relevância que o anúncio tem para o internauta. Quanto mais relevante ele for, maior a probabilidade dele ser exibido em uma pesquisa de conteúdo na web.
O índice de qualidade avalia quesitos como a correlação de palavras-chave entre anúncio e pesquisa feita pelo internauta; e a qualidade da usabilidade da página de destino, a qual deve ser a melhor possível; entre outros detalhes.
02 – Extensões:
As extensões de anúncios são palavras-chave que podem ser veiculadas juntamente aos anúncios principais. Essas extensões proporcionam maior relevância e possibilitam que o internauta possa entender melhor do que se trata o conteúdo atrás do link antes de clicar.
03 – Lance:
O lance é o montante em dinheiro que você anunciante está disposto a pagar para veicular cada anúncio em cada resultado de buscas ou em sites parceiros do Google. O dinheiro, obviamente, é depositado por você na plataforma Ads via pagamento de boleto.
Ao montar suas campanhas, você estabelece o mínimo e o máximo que irá pagar para veicular seus links patrocinados. É possível mudar isso a qualquer momento, isto é, instantaneamente, por meio de um simples comando dentro do sistema.
Vale mencionar, o fato é que pagar mais aumenta as chances de veicular seus anúncios nas primeiras colocações das buscas no Google. Todavia, nem sempre isso acontece, já que o sistema leva em conta também o já mencionado índice de qualidade e as extensões.
COMO ANUNCIAR MELHOR?
Para fazer anuncios melhores, você deve incluir neles aquelas palavras-chave que os internautas do seu público-alvo estão realmente procurando na web. Mas como saber quais palavras-chave são estas?
É simples. Basta usar ferramentas como o Ubersuggest e Keyword Planner, as quais lhe permitirão saber quais termos-chave são mais buscados mensalmente e trabalhar em cima deles.
Além disso, você poderá criar extensões para os seus anúncios, o que certamente aumentará a quantidade de cliques nos resultados de buscas.
Por fim, esteja certo de que as páginas de vendas da sua loja virtual, que serão as páginas de destino, tenham boas descrições de produtos e excelente usabilidade.
IMPORTÂNCIA DO GOOGLE ADS NO E-COMMERCE
Existem várias formas de anunciar sua loja virtual, tais como via Marketing de Conteúdo, SEO, E-mail Marketing, mídias impressas, televisão, rádio, etc., mas nenhuma delas é tão instantânea como os links patrocinados do Google Ads.
O que estou querendo dizer é que com o Google Ads é possível criar um anúncio e começar a fazer vendas em 5 minutos. E se quiser parar a veiculação do seu anúncio, basta clicar um botão e no segundo seguinte ele não será mais exibido.
Tente fazer isso na TV ou no rádio, em uma revista ou com Marketing de Coteúdo, por exemplo. Imagine-se ligando para um editor para pedir que ele exiba o seu anúncio imediatamente. Impossível, não é mesmo?
No Google Ads, no entanto, você pode fazer isso e muito mais. Há, por exemplo, vários tipos de anúncios e campanhas. Use-os para aumentar a audiência nas suas páginas de vendas. Continue lendo e saiba mais sobre isso!
TIPOS DE ANÚNCIOS E CAMPANHAS
Por meio do Google Ads é possível criar e veicular os seguintes tipos de anúncios:
- Textuais: somente palavras;
- Gráficos: visuais, animados;
- Responsivos: se encaixam em múltiplos espaços de anúncios automaticamente;
- Aplicativo: promovem o download e engajamento de/em apps;
- Vídeo: imagens dinâmicas incluindo streaming;
- Shopping: foto, dados e preço de produto no shopping online do Google;
- Showcase: mostra produtos relacionados no Google Shopping;
- Telefones: estimulam as chamadas telefônicas.
Já quanto ao tipo de campanhas, o Google Ads conta com:
- Rede de pesquisa: resultados de buscas no Google;
- Rede de display: exibição nos sites parceiros do Google;
- Google Shopping: exibição no site comparador de preços do Google;
- Vídeo: exibição no Youtube;
- Apps: exibição em aplicativos.
Desenvolva, então, campanhas de anúncios relevantes via Google Ads. Seja mais relevante do que os seus concorrentes. Faça mais com menos, ganhe a atenção dos clientes. Dessa forma, faça mais vendas na sua loja virtual!
Acesse e leia também a nossa página “Links patrocinados para e-commerce”. Obtenha, desse modo, o suporte especializado da agência e-Plus para a criação de campanhas de anúncios patrocinados para o seu e-commerce via Google Ads.