O primeiro passo para entender como funciona o e-commerce é conhecer a sua definição. Esta palavra de origem inglesa é uma abreviatura para comércio eletrônico. Trata-se, assim, de um tipo de comércio realizado por meio de telefones, computadores, totens ou outro aparelho. Mas não é só isso. Há uma linha que divide a evolução do e-commerce em dois períodos.
O que quero dizer é que a história do e-commerce pode ser separada entre antes e depois da internet. Antes ele era realizado offline, muitas vezes via TVs, totens digitais e sistemas de telefonia. Depois ele passou a ser também online, isto é, feito a partir das telas de smartphones, tablets, notebooks e PCs, por exemplo, conectados. Mas e hoje, como isso funciona? Continue lendo e fique por dentro!
Acesse e leia também os posts “Definição de e-commerce” e “50 anos de comércio eletrônico via internet“. Descubra, dessa forma, que também existe comércio eletrônico fora da internet.
COMO FUNCIONA O E-COMMERCE HOJE?
Atualmente, o comércio eletrônico pode ser realizado a partir de múltiplos aparelhos, que muitas vezes são integrados a softwares. Além disso, na maioria dos casos, os varejistas e atacadistas do setor empregam não apenas um, mas vários equipamentos eletrônicos conjugados para conseguir vender. Confira em seguida:
Anúncios patrocinados combinados com telefonia:
Neste modo de trabalho, o comerciante usa uma plataforma como a Google Ads, por exemplo, para criar links patrocinados. Esses anúncios ficam expostos na web juntamente com um número de telefone. Quando um consumidor visualiza o anúncio, ele pode ligar e realizar uma compra. Esta é, hoje, uma das formas mais simples de e-commerce.
Sites de e-commerce para computadores e tecnologias móveis:
Este formato de comércio eletrônico compreende a criação de website, blog de e-commerce, loja virtual, multi loja ou marketplace. Se quiser, o empresário pode integrar todas essas tecnologias e criar um negócio muito mais consistente. No momento, porém, a loja virtual é o instrumento mais avançado de comércio eletrônico já inventado.
Outros sistemas que funcionam em computadores e mobiles:
No e-commerce atual também é possível utilizar o chamado superapp. Há, ainda, plataformas como o Google Meu Negócio e WhatsApp Business. Ademais, é possível vender via redes sociais, sites de anúncios classificados como o OLX e Mercado Livre. E, por fim, vale mencionar as plataformas de produtos digitais e afiliados como Hotmart e Eduzz, entre outras.
Acesse e leia também o nosso artigo “Como vender produtos na internet”. Fique, então, por dentro de 10 maneiras de atuar no e-commerce.
SOFTWARES PARA E-COMMERCE
Mais do que nunca, o comércio eletrônico depende dos softwares. E os sistemas mais utilizados têm sido os seguintes:
- Plataformas e-commerce: possibilitam criar e administrar loja virtual, marketplace, etc.;
- Pagamentos: fornecem múltiplas opções de pagamento aos consumidores online;
- Segurança: criptografam dados, evitam fraudes e realizam auditorias de segurança;
- Logística: softwares que organizam e integram estoques e facilitam as entregas de produtos;
- Gestão: sistemas que permitem gerir relacionamento com clientes, pedidos, estoques, etc.;
- Marketing: permitem criar e administrar campanhas de Marketing Digital;
- Analíticos: viabilizam armazenar e analisar dados de SEO, mídia paga e usabilidade;
- Atendimento: webchats, conversas por voz e outros sistemas para assistência pessoal;
- Business Intelligence: sistemas para coleta e cruzamento de dados do e-commerce;
- Omnichannel: conectam sistemas de e-commerce com lojas físicas e outros canais de vendas.
Essas ferramentas podem ser empregadas em vários tipos de e-commerce. Continue lendo para saber mais sobre isso.
PRINCIPAIS TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Os principais tipos de e-commerce são:
- B2B: quando uma empresa vende para outras empresas;
- B2C: empresa vende para consumidores finais;
- B2E: empresa vende para os próprios funcionários;
- C2C: consumidor vende para outros consumidores;
- B2G: empresa vende para instituições governamentais.
Como já dito, a melhor ferramenta para atuar nessas modalidades de comércio eletrônico é a loja virtual. Confira, em seguida, como começar a desenvolver a sua.
COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL
Para montar uma loja virtual você precisará utilizar uma plataforma e-commerce. As melhores, hoje em dia, são aquelas alugadas. Você paga uma comissão por venda de produto ou mensalidade para poder utilizá-las.
Atente para o tamanho da sua empresa. Se quiser abrir um e-commerce MEI, por exemplo, o ideal é começar com plataformas mais populares como a Loja Integrada. Mas se você tem uma pequena, média ou grande empresa que fatura ou pretende faturar aproximadamente R$ 70 mil mensais ou mais, então escolha uma tecnologia mais robusta como a VTEX.
Caso não tenha os conhecimentos necessários para criar o layout e o Design da sua loja virtual, contrate uma agência e-commerce como a e-Plus. Aliás, para conversar com os desenvolvedores da e-Plus sobre este assunto é só clicar no botão em seguida a partir do seu smartphone:
CENÁRIO DO E-COMMERCE NO BRASIL
Há mais de uma década que o faturamento e-commerce no Brasil só cresce. Nem mesmo as crises econômicas dos últimos tempos foram suficientes para derrubar este mercado. Assim, ano a ano, cada vez mais empresas criam lojas virtuais e passam a ocupar espaços online.
Além de criar lojas virtuais, multi lojas, marketplaces e outros sites de comércio eletrônico, as empresas também estão integrando tudo isso com o comércio físico e com outros canais de vendas. Este processo é conhecido como omnichannel.
Além disso, os varejos e atacados brasileiros investem pesadamente em transformação digital, o que inclui tecnologias e-commerce. Desse modo, todos esses comerciantes se preparam para os novos consumidores, aqueles que já nasceram e se desenvolveram em ambientes digitais.
Enfim, vale mencionar, a taxa de conversão de vendas do comércio eletrônico brasileiro gira em torno de 1%. Ou seja, a cada 100 visitantes únicos de uma página de vendas de loja virtual apenas 1 compra. Neste cenário, o Marketing Digital é fundamental para ampliar as vendas.
MARKETING DIGITAL PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO
Agora que você já sabe o básico sobre como funciona o e-commerce, aprenda também como divulgar o seu nos meios online, o que pode ser feito por meio do Marketing Digital.
Marketing Digital abrange um conjunto de ferramentas e processos com os quais é possível divulgar produtos, serviços, marcas e atividades de uma empresa, instituição ou organização, com ou sem fins comerciais, em meios de comunicação digitais.
Os recursos mais utilizados para isso são os links patrocinados, o conteúdo SEO e o E-mail Marketing, entre outros. Com este tipo de Marketing é possível atrair mais consumidores para uma loja virtual como a sua. Ele também permite aumentar a taxa de conversão das páginas de vendas, o que é fundamental para vender mais com menos custos.
Portanto, respondendo à pergunta do título deste post “Como funciona o e-commerce?”, ele funciona hoje principalmente por meio da venda de produtos e serviços através de telas de computadores e tecnologias móveis, o que requer alguns softwares específicos e divulgação constante por meio de estratégias e campanhas de Marketing.
Acesse e leia também o post “O que é Marketing Digital”. Compreenda, dessa maneira, as vantagens desse recurso para o seu comércio eletrônico e conheça mais ferramentas de divulgação.