Como fazer um Plano de Mídia para e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça os principais pontos e um passo a passo para um planejamento profissional de publicidade para a sua loja virtual

Para ter sucesso no e-commerce, você precisa contar com um Plano de Mídia e otimizá-lo após cada implementação
Para ter sucesso no e-commerce, você precisa contar com um Plano de Mídia e otimizá-lo após cada implementação

Planejamento ou Plano de Mídia é um documento acompanhado de ações implementadoras produzido geralmente por uma agência de Marketing ou agência de Marketing Digital com a finalidade de divulgar a marca ou o produto de uma empresa que poderá ser a sua loja virtual, por exemplo.

Um bom Plano de Mídia para e-commerce deve conter em si informações como:

• Dados sobre o mercado ou nicho de mercado

• Análise dos desafios e oportunidades do setor

Mix de produtos

• Público-alvo

• Concorrentes

• Objetivos

• Melhores mídias e formatos para divulgação do produto ou loja virtual

• Cronograma de ações (curto, médio e longo prazo)

• Implementação

• Relatórios e análises de resultados

• Otimização dos resultados e realimentação do processo de divulgação

Obviamente, todo esse processo deve ser documentado para que, no futuro, você possa comparar campanhas e criar uma inteligência de divulgação para o seu negócio de comércio eletrônico.

Muito bem, mas como efetivamente fazer um Plano de Mídia para e-commerce? A seguir indico um passo a passo que você poderá seguir, confira:

Faça contato com uma agência:

Entre em contato com uma agência e explique as linhas gerais do seu projeto de divulgação. Leia o artigo “Como é o atendimento de uma agência de Marketing Digital?” para saber mais sobre como isso funciona.

Crie um Briefing:

O Briefing é um documento que você deverá criar em conjunto com os profissionais da agência. Leia o post “O que é um Briefing de Marketing para e-commerce?” e entenda porque esse documento é importante.

Desenvolva um Rafe:

O protótipo ou Rafe lhe permitirá realizar testes e visualizar erros, o que pode evitar desperdícios de tempo e de recursos. Faça-o junto com os consultores da agência. Leia “O que é um Rafe no Marketing para e-commerce?” e saiba mais.

Receba e avalie uma proposta:

Depois que todo o projeto é devidamente estudado, os profissionais da agência elaboram e encaminham uma proposta de projeto de divulgação do seu produto ou marca para você avaliar e aprovar (ou não).

Algumas agência de Marketing elaboram mais do que uma proposta, com diferentes custos, para que você possa escolher aquela que melhor se encaixa aos seus objetivos e ao seu orçamento. Se isso não for realizado, você poderá pedir para que eles o façam sem problemas.

Há muitas formas de propagandear o seu e-commerce. Acesse “51 boas ideias para divulgar a sua loja virtual” para conhecer formatos de mídia para a internet, impressos, rua, rádio e TV.