“Vamos criar um e-book grátis!”não é a frase que os donos de e-commerces gostam de ouvir dos profissionais de uma agência de Marketing Digital, pois esse trabalho não é grátis para quem produz. Contudo, vale a pena criar um!
Caso você duvide que um material assim possa ser benéfico ao seu e-commerce, dê uma lida no post “Como um e-book grátis pode ajudar a divulgar sua loja virtual?”, que publiquei em 11/01/2016 e conheça as vantagens.
A seguir, apresento o passo a passo que usamos aqui na Agência E-Plus para criar um e-book grátis:
– Sondagem
Nesta primeira fase, analisamos o público-alvo para descobrir uma de suas dores, para a qual ofereceremos várias soluções.
– Planejamento
Aqui planejamos tópicos e capítulos do e-book com conteúdo multidisciplinar voltado a resolução do problema do seu público-alvo.
– Produção do conteúdo
O conteúdo dos capítulos é criado conforme o planejamento. Quanto mais denso e relevante o conteúdo, maior o impacto positivo no público.
– Formatação
Organização de todos os elementos internos do e-book, tais como título, autor, introdução, prefácio, capítulos, conclusão, bibliografia, etc.
– Ilustração
Produção e seleção de fotografias, criação de desenhos ou outra arte específica capaz de completar e facilitar a compreensão do conteúdo.
– Criação da capa
A capa deve traduzir a essência do e-book e ao mesmo tempo ser totalmente legível em telas pequenas, médias e grandes.
– Edição
Sincronização do conteúdo escrito e o conteúdo visual com o objetivo de gerar um produto final agradável ao público-alvo.
– Revisão
Releitura crítica do e-book com a finalidade de encontrar erros de conteúdo, de edição e de português e fazer as devidas correções.
– Diagramação
Disposição dos textos e imagens no formato final do e-book conforme a fase de edição e regras do Design,e geração do arquivo PDF ou ePub.
– Registro
Se seu e-book grátis refletir o “estado da arte”, vale a pena registrá-lo na Biblioteca Nacional para protege-lo contra plágios e obter ISBN.
Além de despertar o interesse do seu público-alvo com a finalidade de capturar e-mails para o seu Funil de Vendas, um e-book grátis bem escrito e bem produzido o transformará em uma autoridade no assunto, o que é um passo importante para conquistar uma boa reputação na web.