Li recentemente o livro “Outliers: the story of sucess” (traduzido como “Fora de série: descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não”), no qual o jornalista britânico e colunista do The New Yorker, Malcolm Gladwell, analisa quais são as causas do sucesso de algumas pessoas como Bill Gates, por exemplo. Então, percebi que o que ele diz pode ser aplicado ao e-commerce.
Do inglês, o termo “outlier” significa algo como “fora de série” em português. No contexto do livro, esse termo designa aquelas pessoas que se afastam da média e atingem a excelência dentro das suas áreas de atuação.
Para Gladwell, quem atinge o sucesso extremo não é porque nasceu com um talento natural para tal, mas porque se dedicou ao desenvolvimento no tempo certo, na quantidade certa e na qualidade certa antes de emplacar.
- Assim que puder clique em “Hábitos Atômicos no e-commerce” e descubra como obter melhorias de 1% todos os dias!
No que diz respeito ao desenvolvimento, a informação mais interessante do livro de Gladwell é que ele afirma que é necessário que uma pessoa cumpra ao menos 10 mil horas de dedicação (estudo prático e teórico) dentro de sua área para que possa almejar a pegar a onda do sucesso.
Para exemplificar sua tese, o jornalista menciona a história de Bill Gates que, antes de fundar, em 1975, a Microsoft (multinacional com valor de mercado atual estipulado em mais de 400 bilhões de dólares) teve acesso a uma série de oportunidades de estudo em computação que a maioria das pessoas de seu país não teve. Observe:
– Em 1968, na adolescência, Gates estudou em uma escola de elite, umas das poucas que possuía um clube de computação, nos EUA, onde ele passava horas e horas de estudo;
– Posteriormente, foi convidado pela equipe de programadores da C-Cubed para testar programas, o que o jovem fazia em troca de horas de estudo no computador da empresa;
– Em seguida, o adolescente Gates deixa a C-Cubed e passa a frequentar a ISI. Depois, começa a utilizar um computador da Universidade de Washington;
– Na sequência, quando já estava no último ano escolar, o jovem passaria a escrever programas para a TRW.
Quando chegou à faculdade, Gates já havia cumprido mais de 10 mil horas de estudo prático e teórico em computação, o que lhe conferiu toda a clareza e visão para fundar a Microsoft na época certa, isto é, quando a indústria da informática estava pronta para dar o próximo passo para o futuro.
Portanto, a dica para que o seu e-commerce seja um sucesso no futuro, isto é, um outlier, é conhecer profundamente o setor por meio de 10 mil horas de imersão teórica e prática de qualidade como fez Bill Gates. Eis o segredo! E o tempo do e-commerce é agora!
Para começar a implantar o seu e-commerce recorra ao suporte da Agência e-Plus! Clique no botão em seguida e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: