Um bom plano de Marketing Digital é um fator muito importante para o sucesso de um projeto de e-commerce. Confira agora valiosas dicas de como elaborá-lo.
Sendo considerado como o primeiro passo para que seja realizada uma campanha de marketing digital de sucesso, o plano de marketing também deve ser elaborado levando em conta a estratégia de venda que se utiliza no e-commerce.
A ferramenta comunicacional que também pode ser entendida como o ponto de venda virtual da empresa, ou seja, a sua loja virtual, também deve contar com um detalhado planejamento de marketing para que possa atingir e até mesmo superar os resultados esperados.
Desta forma, elaborar cada etapa do plano de marketing adequado às estratégias da loja virtual torna-se como uma importante oportunidade para que você ou a sua empresa consiga vender mais utilizando a internet.
A seguir, ensinaremos em detalhes como elaborar um plano de marketing digital adequado aos objetivos e às metas propostas pela sua campanha comunicacional levando em conta a utilização do e-commerce e da loja virtual para se atingir aquilo que se espera.
O que é plano de marketing?
Plano de marketing, também conhecido como planejamento de marketing, é um documento que consiste em apresentar todas as informações que serão necessárias para a realização de determinada campanha comunicacional.
Do ponto de vista da internet, o plano de marketing é chamado de plano de marketing virtual e, além de apresentar em detalhes como a sua empresa irá se comunicar através de todas as ferramentas e estratégias virtuais, ele deve levar em conta qual será o trabalho a ser realizado a partir da sua loja virtual.
Elaborando um plano de marketing para a minha loja virtual
Como já mostramos neste artigo, um plano de marketing digital pode ser dividido em cinco etapas bem simples, passando pela coleta de informações até o monitoramento do desempenho da campanha virtual.
As estratégias que serão utilizadas para a loja virtual estarão contempladas dentro do plano de marketing virtual como um todo, porém, para ela, podem ser elaboradas de forma mais detalhada tudo o que será realizado para que ela consiga atingir suas metas.
Com isso, apresentamos a seguir três dicas bem simples para que você consiga elaborar um plano de marketing digital próprio para a loja virtual:
Dica 1: Cadastro de clientes e prospects
Para conseguir formar um bom banco de dados que abranja o maior número possível de pessoas, você pode trabalhar com estratégias como mailing e newsletter, além de opções mais inovadoras, como landing pages com teaser dos seus produtos ou ainda concursos culturais.
Desta forma, você pode estabelecer uma conexão direta com seus clientes e prospects, visando informá-los sobre os principais produtos e promoções que você deseja divulgar e vender a partir de sua loja virtual.
Dica 2: SEO
Antes de elaborar o texto descritivo de cada produto comercializado em sua loja virtual, é importante considerar as palavras-chave que você pretende se destacar no Google.
Tendo definidas as palavras-chave, chega o momento de trabalhar com todas as técnicas de otimização nos mecanismos de busca (SEO), para que, assim, você consiga posicionar a loja virtual da melhor forma possível no mecanismo de busca mais acessado do mundo.
Dica 3: Redes sociais
Um dos elementos que mais se busca no marketing digital atualmente é a perfeita integração entre as mais diversas mídias virtuais que a empresa utiliza para se comunicar. Sendo assim, as redes sociais que você utiliza devem estar em completa sintonia com a sua loja virtual, permitindo, com isso, que mais pessoas recebam as novidades que dizem respeito à sua empresa e aos seus produtos.
Contudo, seguindo estas três dicas bem simples, você já consegue ter mais noções sobre como fazer um plano de marketing digital para a sua loja virtual, considerando que este deve estar integrado a todos os objetivos comunicacionais da sua empresa e, assim, você consegue atingir e até mesmo superar os resultados esperados para a sua loja virtual.