Varejistas que se preocupam com Search Engine Optimization (SEO) sabem que aprender como fazer link building é fundamental para aumentar o tráfego em seus sites de e-commerce. Por isso, neste post, eu vou tentar deixar esse assunto mais fácil e lhe ajudar a mergulhar nesta estratégia.
Para quem não sabe, o link building aplicado ao e-commerce é uma estratégia de SEO que visa criar uma rede de links internos, externos e de backlinks ao redor do seu blog de e-commerce e da sua loja virtual. A ideia com isso é aumentar o poder desses sites em buscadores como o Google e assim gerar mais tráfego orgânico para eles.
Para buscadores como o Google, cada link funciona como um voto de confiança. E, mais do que isso, os links distribuem o chamado “link juice”, um valor digital que aumenta o poder das páginas recebedoras. Desse modo, quanto mais links uma página recebe, maior o poder e melhor a classificação dela nas SERPs, e mais visitantes elas recebem.
A ideia é simples, mas os interessados em saber como fazer link building devem saber também que esta é uma estratégia que em muitos casos não é tão barata. Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Aira, 44% das empresas que fazem link building gastam em média de US $500 a US $5.000 por ano com o processo. Todavia, a maioria (56%) gasta entre US $5.000 e US $50.000 anuais. Obviamente, quem investe mais tem maior retorno. Apesar de cara, essa estratégia gera ótimo retorno.
COMO FAZER LINK BUILDING: 7 TÉCNICAS ESSENCIAIS
Se o seu interesse é aprender como fazer link building, então talvez possa começar com estas 7 técnicas essenciais:
1 – Otimizar links:
Antes de qualquer outra ação, use uma ferramenta como a Semrush, por exemplo, para analisar a qualidade dos links internos, externos e backlinks atuais do seu site. A partir disso, corrija os links quebrados, exclua links duvidosos, rejeite backlinks ruins, etc.
2 – Criar conteúdo rico:
Produza conteúdo rico, isto é, de qualidade. Este tipo de conteúdo é geralmente mais longo e aprofundado. O tamanho do post deve girar em torno de 2.000 palavras. Conforme a Hubspot, posts como estes geram mais backlinks.
3 – Prospectar links:
Seu conteúdo deve ter links externos, isto é, que apontam para sites de terceiros. Com efeito, você pode enviar um e-mail para estes “terceiros” e pedir uma retribuição. Diga “Sou fulano do blog X. Citei seu blog no meu artigo Y. Será que você poderia retribuir enviando um link para o meu post Z?”.
4 – Firmar parcerias:
Mais ou menos como prospectar links, as parcerias servem para que você possa fazer trocas de backlinks. Neste caso, contudo, foca-se na produção de guest posts e de co-Marketing. Escolha parceiros cujos sites tenham boa autoridade de página e autoridade de domínio.
5 – Investir em assessoria de imprensa:
Ideal para propagar as novidades da sua empresa como lançamentos de produtos e serviços. Uma assessoria pode escrever um release sobre a novidade e enviá-lo para milhares de jornalistas, os quais poderão criar reportagens sobre o assunto, gerando centenas de backlinks para o seu site.
6 – Rodar campanha na RD Station:
A plataforma RD Station, que nós da Agência e-Plus usamos para divulgar os nossos clientes do e-commerce, permite criar campanhas de link building. Por meio da RD é possível enviar e-mails em massa solicitando links com menções à marca.
7 – Comprar backlinks:
A compra de backlinks é uma tática não muito usual no Brasil, mas que pode ser usada pelas empresas. Para se ter uma ideia, o custo (no exterior) pode variar de US $100 a até US $1.500 por link, de acordo com informações da Siegemedia.
Muito bem, agora que você já conhece algumas táticas básicas de como fazer link building, comece a praticá-las. Inicie pelas mais fáceis e, logo depois, parta para as mais difíceis também. E se precisar, contrate o suporte de SEO de uma agência especializada.
Assim que puder clique em “Auditoria de SEO” e saiba como aplicar isso no seu e-commerce!