Como fazer a gestão de Marketing do seu e-commerce

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Amadorismo e profissionalismo na administração de campanhas

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O que é Marketing? De acordo com uma das maiores autoridades internacionais no assunto, o professor Philip Kotler, “Marketing é a ciência de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”.

Para Kotler, o Marketing:

– Identifica necessidades e desejos não realizados;

– Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado;

– Define, mede e quantifica o potencial de lucro;

– Aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor;

– Projeta e promove os produtos e serviços adequados.

Para realizar tais tarefas, o administrador de um e-commerce deve não apenas conhecer, mas saber onde, quando, como e por que implantar ou otimizar itens como:

– Produtos e/ou mix de produtos

– Canais de vendas e de atendimento

– Formas de atendimento

– Conteúdo e SEO

Links patrocinados para e-commerce

– E-mail Marketing para e-commerce

– Redes sociais para e-commerce

– Analytics e Big Data

– Integração de lojas virtuais e lojas físicas

E mais! O administrador de e-commerce deve dominar e saber coordenar equipes em campanhas de diferentes formas de Marketing, tais como as que envolvem o Marketing Digital, o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing, entre outras.

Mesmo quem já é graduado nessa disciplina precisa frequentemente realizar cursos como o de Gestão de Marketing Digital de Alta Performance ou o de Gerentes de E-commerce e Marketing Digital, por exemplo, os quais conferem uma especialização no tema e proporcionam maior qualidade no desenvolvimento desse trabalho.

Caso você não tenha tempo para cursos, não se preocupe. Antes saiba que a gestão do Marketing também pode ser colocada nas mãos de uma equipe de Back Office a ser contratada em uma agência de Marketing Digital.

Seja como for, o importante é que o amadorismo seja colocado de lado nessa hora e que o profissionalismo seja a única opção, pois só assim a máxima de Kotler sobre “satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro” poderá se tornar uma realidade no contexto do seu comércio eletrônico.