Você que entrou recentemente ou que está pensando em entrar para o e-commerce, chegará a hora em que terá que aprender como fazer entregas de loja virtual. Mas não entre em pânico, pois neste artigo listarei 10 formas de se fazer isso. Confira adiante!
Acesse e leia também o post “Como calcular frete dos Correios”. Desse modo, fique sabendo o jeito manual e a forma automática de se fazer isso.
COMO FAZER ENTREGAS DE LOJA VIRTUAL: 10 TIPOS DE FRETE E-COMMERCE
Conheça agora 10 formas de entregar para os seus clientes os produtos que eles compraram na sua loja online:
01 – Entregador a pé:
Entregas de curtíssimas distâncias (1 a 2 kms) podem ser feitas a pé. Se tiver, por exemplo, um mercado regional integrado a um site e-commerce, seus consumidores poderão comprar online e receber em casa. Resultado: mais conforto para os clientes e mais lucro para você.
02 – Bicicleta:
As bikes são ótimas para entregas curtas (de 2 a 10 kms) em terrenos planos. Elas têm sido amplamente usadas por sites e-commerce do ramo de comida para a realização de entregas regionais. Neste caso é possível contratar uma empresa ou criar a sua própria equipe de bikers.
03 – Motoboy:
Para entregas de média distância é possível optar pelas motos. Use uma das plataformas de motoboys disponíveis online para tanto. Ademais, assim como no caso das bikes, você pode montar sua própria equipe de entregadores, se preferir.
04 – Transportadoras:
Para transportar produtos ao longo de grandes distâncias, o ideal é contar com os serviços de uma transportadora. Essas empresas podem ser a solução que você precisa para distribuir produtos comprados na sua loja virtual para clientes em todo o Brasil e além.
05 – Frota própria:
Você pode montar uma frota de bikes, motos, carros, caminhões, etc. Uma frota própria sem dúvida lhe proporcionará mais liberdade e agilidade para fazer entregas. Todavia, você terá que arcar com os custos de manutenção, administração e mão de obra logística.
06 – Correios:
Uma das soluções do Correios é o serviço Correios Log+. Com ele é possível realizar a gestão de coleta, recebimento, armazenagem, pedidos, preparação, distribuição, entrega de produtos e pós-venda no seu comércio eletrônico. Ou seja, é um pacote completo.
07 – FedEX:
A norte-americana FedEx realiza entregas expressas tanto dentro quanto fora do Brasil. Além disso, esta empresa transporta produtos perigosos, o que pode ser útil principalmente para determinados e-commerces B2B.
08 – Ship from store:
Ship from store é um sistema no qual lojas físicas são transformadas em pequenos centros de coleta, estocagem, separação e distribuição de produtos comprados em uma loja virtual. Essa logística descentralizada reduz o tempo de entrega e melhora a experiência do cliente.
09 – Drone:
A entrega com drone vem despontando pouco a pouco como opção. Recentemente, a frota de drones da UPS foi aprovada nos EUA. Testes têm sido feitos pela Alibaba, Amazon, B2W e iFood em múltiplos lugares do mundo. Portanto, fique atento(a) a esta modalidade!
10 – Entrega no carro:
Amazon e JD.com têm feito testes de entregas diretamente no carro do cliente. Os entregadores, estejam eles de bike, moto ou outro veículo, podem deixar o produto dentro do porta-malas. Este sistema promete mais agilidade e comodidade no frete.
Acesse e leia também o artigo “Consolidação de cargas”. Descubra, dessa maneira, como este procedimento pode reduzir em até 40% o preço do frete e-commerce.
GATEWAY DE FRETE: INCLUA MÚLTIPLOS MODAIS DE ENTREGA À SUA LOJA ONLINE
Caso você já tenha uma loja virtual ou pretenda realizar um desenvolvimento de e-commerce em breve, então saiba que poderá integrar um gateway de frete à sua plataforma.
Um gateway de frete é um sistema que pode realizar tarefas como:
- Integração de várias opções de frete (bike, moto, Correios, transportadoras, etc.) à sua loja virtual;
- Seleção das melhores alternativas de entrega para cada cliente;
- Cálculo automático do frete em questão de segundos no momento da compra online;
- Apresentação (ao cliente da loja virtual) do preço do frete já incluso no preço do produto.
Ademais, por meio deste sistema é possível administrar contratos com transportadoras, obter relatórios de cancelamentos de pedidos devido ao custo do frete, vincular promoções às entregas e muito mais. Vale a pena usar!
Acesse e leia também o post “Como funciona a logística reversa no e-commerce”. Desse modo, saiba como proceder quando o seu cliente quiser devolver uma mercadoria.