As plataformas e-commerce modernas, especialmente as que oferecem liberdade para programação Front-end e Back-end, têm inúmeros recursos que, se bem explorados, lhe ajudarão a desenvolver uma loja virtual bem-sucedida.
A seguir, apresento algumas dicas de uso desses recursos. Confira:
– Layout
Sistemas com CMS livre, como é o caso da plataforma Vtex, permitem fazer intervenções no Design, criar objetos interativos, inserir scripts e outras ações, sem a necessidade de contatar o fornecedor. Use essa facilidade para gerar promoções, botões que vendem e/ou produzir um layout com base na cultura organizacional da sua empresa, por exemplo.
– Extensões
Instale plug-ins como os de logística, autoatendimento para trocas e devoluções, recursos antifraude e sistemas de pagamento, entre outros, que aumentarão a automação e o desempenho da sua loja virtual e lhe ajudarão a vender mais.
– Omni-channel
Integre e sincronize os multicanais do seu negócio tais como os que abrangem as tecnologias móveis, os sistemas de lojas físicas e virtuais, o Marketing e o atendimento, por exemplo, e opere tudo a partir de uma única plataforma Omni-channel.
– Gerenciamento
Um sistema Omni-channel lhe possibilitará integrar e usar plataformas ERP, WMS, CRM, além de softwares como o Google Analytics, Testes A/B e outras ferramentas do tipo para gerar estatísticas e dados cruzados, os quais lhe ajudarão a obter insights para melhorar a administração da sua loja virtual e, assim, encontrar um lugar acima da média no mercado.
– Marketing Digital
Contrate uma agência de Marketing Digital certificada na plataforma e-commerce que você optou para criar a sua loja virtual. Para encontrar uma, basta pesquisar a rede de parceiros da empresa desenvolvedora da plataforma. A título de exemplo, a E-Plus é certificada na plataforma Vtex. Uma agência assim poderá lhe prestar consultoria não apenas em campanhas SEO e/ou de links patrocinados, mas também a criar promoções nas páginas da sua loja virtual por meio da programação Front-end.
– Conteúdo
Produza conteúdo original e use as ferramentas SEO disponíveis da plataforma para melhorar o posicionamento desse conteúdo nos sites de pesquisas orgânicas como o Google. Ao criar conteúdo, use técnicas de persuasão e Neuromarketing para garantir o máximo de conversão de vendas.
As plataformas e-commerce são uma das mais modernas ferramentas de vendas já inventadas. Implante uma e use cada um de seus recursos gradativamente, conforme a demanda da sua loja virtual, para obter contínuas melhoras nos seus resultados.