Compra por impulso, no e-commerce, é o nome dado à situação em que um consumidor cede inconscientemente à tentação de comprar um determinado produto que ele não estava planejando comprar quando entrou em sua loja virtual.
Um estudo do SPC publicado em 2015 demonstrou que 53% dos brasileiros haviam feito compras por impulso nos últimos três meses. A maior parte desses consumidores eram mulheres.
Segundo essa pesquisa, os maiores motivos para as compras por impulso foram:
• Promoções (51%)
• Preço atrativo (31%)
• Funcionalidade e beleza do produto (6%)
• Facilidade de pagamento (4%)
O mesmo estudo apontou os locais onde as compras por impulso mais acontecem:
• Supermercados (30%)
• Shoppings (20%)
• Lojas virtuais (17%)
• Lojas de rua (14%)
Muito bem, o percentual de 17% para o nosso negócio não é ruim, porém, acho que há sempre um jeito de melhorar isso, que é realizando ações que vão facilitar as compras por impulso em sua loja virtual, tais como:
• Elaboração de Buyer Personas que lhe exponham as principais características dos seus públicos-alvo, o que você poderá usar para facilitar as compras;
• Criação de promoções relâmpago e de promoções baseadas no comportamento e nos desejos dos indivíduos dos seus públicos-alvo;
• Inserção de argumentos de vendas baseados em Neuromarketing e em técnicas de persuasão que estimulem a compra espontânea;
• Uso de recursos como o PageSpeed Insights, que testam a velocidade do site e dão dicas de otimizações. Lojas lentas desestimulam a compra por impulso e geram perda de clientes;
• Uso de sistemas como o SmartCheckout® da plataforma e-commerce Vtex e compra com um clique da Rakuten, o que facilita a compra espontânea.
Além disso, você pode melhorar o Design da sua loja virtual. Um layout atraente e com boa usabilidade pode aumentar as suas vendas. Empregue ainda o uso de técnicas de cross-selling e upselling, que apontam produtos relacionados e aumentam as vendas e o Ticket Médio.