Texto institucional, no e-commerce, é aquele que transmite um pouco da história e da cultura organizacional, entre outros assuntos, com o objetivo de aumentar a credibilidade da empresa perante os consumidores.
O fato é que, no comércio eletrônico, quem não for capaz de transmitir credibilidade aos consumidores dificilmente conseguirá realizar vendas em larga escala e fazer sucesso.
Decerto, o texto institucional, por sua vez, é um detalhe que poderá ajudar sua empresa neste processo de obtenção de maior confiabilidade.
Como escrever um bom texto institucional para e-commerce?
Para escrever um bom texto institucional e ganhar o coração e a mente das pessoas que visitam a sua loja virtual, atente para os seguinte elementos:
• A história do seu e-commerce:
Mostre aos seus consumidores quando, o que, onde, como, por que e quem fundou a sua loja virtual. Mas não faça isso de uma forma mecânica. Ao contrário, tente criar um texto comovente nessa parte. Como diz o autor do livro “Lovemark’s”, Kevin Roberts, as histórias têm que ser imbuídas de mistério e estímulos, tal como aquelas que se contam sobre os grandes heróis de um povo. Resumindo, a história precisa inspirar as pessoas.
• Aborde a sua cultura organizacional:
Apresente o motivo da existência da sua loja virtual. Diga o que sua empresa faz e de qual forma. Exponha em qual posição do mercado sua empresa estará em um prazo de 5 ou 10 anos. Em outras palavra, escreva sobre a sua Missão, Valores e Visão, isto é, fale sobre a sua cultura organizacional.
• Aplique uma pitada de persuasão:
Enquanto escreve o seu texto institucional, aplique os princípios persuasivos de Cialdini. Apresente as provas sociais, transmita autoridade, fale sobre o quanto o seu trabalho é único e raro, etc. Use também os princípios persuasivos do Neuromarketing.
Otimização do texto institucional
Produza várias versões para um mesmo texto. Peça para outras pessoas revisarem e falarem sobre o que acharam dele. Depois de pronto, envie o texto para um revisor profissional.
Se, no entanto, contar histórias não for o seu forte, contrate um Jornalista, um profissional de Letras ou um redator de Marketing que trabalhe com a produção desse tipo de texto.
Seja como for, não sossegue enquanto não contar com um bom texto institucional para a sua loja virtual. Produza uma boa apresentação, transmita mais credibilidade e potencialize as suas chances de sucesso no comércio eletrônico!