Atividade de extrema importância para alavancar as vendas, o cadastro de produtos no e-commerce requer mais do que a simples inserção de itens em um banco de dados. Ele exige habilidades como:
– Conhecimentos de Design
A área de exibição dos produtos deve possuir cores e objetos de Design que transpareçam a cultura empresarial da loja virtual, isto é, deve ser padronizada o suficiente para não causar estranhamento ao consumidor.
– Conhecimentos sobre produção de conteúdo
O profissional que desenvolve as descrições de produtos precisa saber fazê-lo não apenas em texto, mas também por meio de fotografias, infográficos, vídeos e outros formatos de conteúdo.
– Conhecimentos sobre os produtos
Além de inserir o nome do produto e imagens relacionadas, faz-se necessário apresentar os descritivos técnicos para que os consumidores possam fazer comparações detalhadas de desempenho.
– Conhecimentos na arte da persuasão
Fora os descritivos técnicos dos produtos, é importante criar conteúdo persuasivo por meio de técnicas como o Neuromarketing, o que fará com que os consumidores tomem uma atitude, isto é, comprem.
– Conhecimentos sobre Search Engine Optimization (SEO)
A otimização para sites de busca, vulgo SEO, é feita com base nas palavras-chave mais buscadas em sites como o Google. Tais palavras devem ser postas na descrição para que os produtos sejam encontrados.
– Conhecimento sobre categorização
Durante o cadastro de produtos é fundamental criar categorias para aproximar produtos semelhantes, pois assim eles serão encontrados mais facilmente quando os consumidores estiverem pesquisando na sua loja.
Algumas plataformas e-commerce como a Vtex, por exemplo, possuem um sistema de cadastro de produtos via envio de tabela ou por meio de inserção manual. Com esse sistema é possível cadastrar nome, link, descrição, categoria, lojas, fornecedor, código fiscal e outras dezenas de parâmetros essenciais. No fim das contas, a lógica desse serviço é simples: quanto mais bem feito ele for, mais vendas você conseguirá realizar.