Como divulgar um e-commerce no Google Notícias

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Aumente a credibilidade do seu comércio eletrônico propagando conteúdo lado a lado com veículos de comunicação da grande imprensa

Como divulgar um e-commerce no Google Notícias? Pode-se fazer isso de duas formas: direta e indireta.
Como divulgar um e-commerce no Google Notícias? Pode-se fazer isso de duas formas: direta e indireta.

Muitos empreendedores têm tentado várias formas de divulgar um e-commerce, porém ainda não pensaram em uma que pode dar muito retorno. Estou falando do Google Notícias.

O Google Notícias é um agregador de conteúdo. De acordo com o especialista em Marketing Digital, Neil Patel, essa ferramenta direciona 6 bilhões de cliques mensais para editores ao redor do planeta Terra. Um desses editores poderá ser você!

“Se você obtiver apenas 0,0001% de todos esses cliques para o seu site, já será muita coisa. Faça o cálculo”, escreve Patel em seu blog.

Ok, ok, Patel, você me convenceu. Contudo, como posso colocar meu e-commerce lá?

Como divulgar um e-commerce no Google Notícias?

Basicamente, há duas respostas para a pergunta “Como divulgar um e-commerce no Google Notícias?”. A primeira é por meio de divulgadores de notícias como o Dino, por exemplo; e a segunda é via inserção de um blog e-commerce no próprio Google Notícias.

Como divulgar um e-commerce no Google Notícias via divulgadores

Divulgadores de Notícias são sistemas (pagos) que propagam conteúdo de terceiros em jornais, revistas e portais.

Os “terceiros” aí mencionados são os empreendedores como você.

Do outro lado, são sistemas divulgadores de notícias:

  • Dino
  • Maxpress
  • LP Comunique-se
  • PR Newswire

Funciona da seguinte forma:  um Divulgador atua quase como um intermediário entre você e o Google Notícias.

Neste contexto, tudo o que precisa fazer é criar textos noticiosos, isto é, releases, e enviá-los aos Divulgadores.

Os Divulgadores, por suas vezes, podem repassar seu release para uma base de 20 mil a até 55 mil jornalistas nacionais e internacionais.

Então, os jornalistas que se interessarem pelo seu conteúdo poderão replicá-lo em seus próprios veículos de informação.

É quando a mágica começa.

Muitos dos veículos de informação que receberão seu conteúdo replicado ou reescrito por um jornalista já estão no Google Notícias.

Daí, então, sua marca é divulgada lá aos quatro ventos.

Como divulgar um e-commerce no Google Notícias de forma direta

Como divulgar um e-commerce no Google Notícias: preencha o cadastro no portal para ter acesso direto à ferramenta.
Como divulgar um e-commerce no Google Notícias: preencha o cadastro no portal para ter acesso direto à ferramenta.

Para divulgar conteúdo no Google notícias de forma direta (sem intermediários) você precisará contar com um blog e-commerce com publicações periódicas com fins informativos. Se já possui isso, então basta seguir o passo a passo:

  • Entre no Search Console do Google
  • Em seguida, cadastre e confirme que é dono do blog que vai divulgar
  • Na sequência, entre na Central do Editor
  • Clique em “adicionar publicação”
  • Preencha o cadastro (vide figura anexa)
  • Por fim, clique em “Enviar”

A equipe do Google Notícias avaliará o seu pedido de inclusão. O prazo para essa verificação é de 3 semanas. Neste período, visite regularmente o painel Publisher para visualizar as atualizações de status dos seus pedidos.

Caso o seu blog e-commerce seja recusado, você visualizará a notificação “Site rejeitado” na frente do nome do blog, no painel Publisher.

Se, entretanto, ele for aceito, surgirá a notificação “Incluído no índice do Google Notícias” e as suas notícias começarão a ser veiculadas lá.

Ganhe credibilidade!

Agora que a pergunta “Como divulgar um e-commerce no Google Notícias?” foi respondida, escolha um ou outro formato que mais lhe agrada (ou talvez os dois) e propague o seu comércio eletrônico.

Ao divulgar no Google Notícias lado a lado com vários veículos de comunicação da grande imprensa como o G1, portal Exame e R7, entre outros, o seu negócio e-commerce ganha, de brinde, mais credibilidade.