Objetivos Estratégicos (OE) são as metas do Planejamento Estratégico (PE) que você terá que criar (enquanto empreendedor de e-commerce), as quais lhe ajudarão a conquistar a Visão estabelecida na sua Cultura Organizacional.
• Leia também:
o “Qual a diferença entre planejamento Estratégico, Tático e Operacional no e-commerce?”
o “Como elaborar a Missão, Visão, e Valores do seu e-commerce?”
Isso significa, em outras palavras, que tais objetivos guiarão os administradores e colaboradores da sua loja virtual por pelo menos 5 anos. Se esses OEs forem cumpridos, a Visão também será e, consequentemente, sua empresa crescerá.
Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja física chamada “Smart Watch”, que é conhecida apenas no bairro onde você vive, e queira transformá-la em uma loja virtual para assim expandir seus negócios nacionalmente, o que lhe faz criar a seguinte Visão empresarial:
A SmartWatch.com será a maior empresa de comércio online de relógios inteligentes do Brasil até 2023.
Uma vez que a Visão tenha sido estabelecida, você começará a criar com base nela o seu PE dotado de OEs que perdurarão até 2023. Observe a seguir uma lista de OEs que poderão ser criados para esse caso:
• Implantar uma loja virtual em uma plataforma e-commerce escalável
• Criar uma rede de contatos em todos os estados do Brasil
• Criar uma rede de contatos nas maiores cidades do Brasil
• Ampliar a lista de assinantes do E-mail Marketing para e-commerce
• Criar campanhas de links patrocinados para e-commerce em todo o Brasil
• Desenvolver um blog e-commerce
• Criar uma campanha de releases para a Grande Imprensa
• Vender relógios em todos os estados brasileiros
Depois de criadas as OEs, você poderá ir um pouco mais fundo nisso e desenvolver KPIs, o que lhe permitirá mensurar os resultados com muito mais precisão. Eis algumas KPIs que você poderia criar para o OE “Ampliar a lista de assinantes do E-mail Marketing para e-commerce”:
• Conquistar ao menos 2 mil novos assinantes em cada estado mensalmente.
Observe que, se você cumprir essa meta à risca você terá aproximadamente 120 mil assinantes de E-mail Marketing em cada um dos 26 estados brasileiros em 2023, que é o ano de fechamento da sua Visão empresarial.
Veja outro exemplo de KPIs, agora para o OE “Vender relógios em todos os estados brasileiros”:
• Vender ao menos 500 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2018
• Vender ao menos 1000 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2019
• Vender ao menos 1500 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2020
• Vender ao menos 2000 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2021
• Vender ao menos 2500 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2022
• Vender ao menos 3000 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2023
Quando, por fim, chegar o ano de 2023 com todas essas metas batidas, você poderá realinhar a sua Visão para, por exemplo, “A SmartWhatch.com será a maior empresa de comércio online de relógios inteligentes da América do Sul até 2028″, e assim por diante.