Como definir os Objetivos Estratégicos do seu e-commerce?

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Saiba como criar as metas que farão sua loja e-commerce crescer

Os Objetivos Estratégicos lhe ajudarão a crescer na medida certa ano a ano
Os Objetivos Estratégicos lhe ajudarão a crescer na medida certa ano a ano

Objetivos Estratégicos (OE) são as metas do Planejamento Estratégico (PE) que você terá que criar (enquanto empreendedor de e-commerce), as quais lhe ajudarão a conquistar a Visão estabelecida na sua Cultura Organizacional.

• Leia também:

o “Qual a diferença entre planejamento Estratégico, Tático e Operacional no e-commerce?

o “Como elaborar a Missão, Visão, e Valores do seu e-commerce?

Isso significa, em outras palavras, que tais objetivos guiarão os administradores e colaboradores da sua loja virtual por pelo menos 5 anos. Se esses OEs forem cumpridos, a Visão também será e, consequentemente, sua empresa crescerá.

Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja física chamada “Smart Watch”, que é conhecida apenas no bairro onde você vive, e queira transformá-la em uma loja virtual para assim expandir seus negócios nacionalmente, o que lhe faz criar a seguinte Visão empresarial:

A SmartWatch.com será a maior empresa de comércio online de relógios inteligentes do Brasil até 2023.

Uma vez que a Visão tenha sido estabelecida, você começará a criar com base nela o seu PE dotado de OEs que perdurarão até 2023. Observe a seguir uma lista de OEs que poderão ser criados para esse caso:

• Implantar uma loja virtual em uma plataforma e-commerce escalável

• Criar uma rede de contatos em todos os estados do Brasil

• Criar uma rede de contatos nas maiores cidades do Brasil

• Ampliar a lista de assinantes do E-mail Marketing para e-commerce

• Criar campanhas de links patrocinados para e-commerce em todo o Brasil

• Desenvolver um blog e-commerce

• Criar uma campanha de releases para a Grande Imprensa

• Vender relógios em todos os estados brasileiros

Depois de criadas as OEs, você poderá ir um pouco mais fundo nisso e desenvolver KPIs, o que lhe permitirá mensurar os resultados com muito mais precisão. Eis algumas KPIs que você poderia criar para o OE “Ampliar a lista de assinantes do E-mail Marketing para e-commerce”:

• Conquistar ao menos 2 mil novos assinantes em cada estado mensalmente.

Observe que, se você cumprir essa meta à risca você terá aproximadamente 120 mil assinantes de E-mail Marketing em cada um dos 26 estados brasileiros em 2023, que é o ano de fechamento da sua Visão empresarial.

Veja outro exemplo de KPIs, agora para o OE “Vender relógios em todos os estados brasileiros”:

• Vender ao menos 500 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2018

• Vender ao menos 1000 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2019

• Vender ao menos 1500 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2020

• Vender ao menos 2000 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2021

• Vender ao menos 2500 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2022

• Vender ao menos 3000 relógios inteligentes em cada estado brasileiro em 2023

Quando, por fim, chegar o ano de 2023 com todas essas metas batidas, você poderá realinhar a sua Visão para, por exemplo, “A SmartWhatch.com será a maior empresa de comércio online de relógios inteligentes da América do Sul até 2028″, e assim por diante.