Se você está interessado em saber como criar uma loja virtual segura é porque pretende se proteger e também proteger os seus clientes. Felizmente, há várias formas de se fazer isso. Acompanhe!
Como criar uma loja virtual segura: uma lista de ações
Para criar uma loja virtual segura:
– Monitore a rede:
Monitore a internet com a finalidade de encontrar lojas virtuais falsas que empregam as mesmas cores e símbolos da sua. Tome as providências necessárias para evitar que essas lojas sejam indexadas nos buscadores. Denuncie-as para as autoridades competentes. Avise seus consumidores acerca dos sites falsos.
– Use plataformas idôneas:
Faça a implantação de e-commerce em plataformas idôneas, que contam com bons recursos de segurança.
– Atualize os sistemas:
Atualize a sua plataforma e-commerce e os aplicativos a ela integrados sempre que houver novas versões. Certamente, as versões mais recentes desses sistemas poderão contar com atualizações de segurança que oferecerão mais proteção para a sua loja virtual.
– Use certificados HTTPs e SSL:
Os certificados HTTPS e SSL criptografam informações sigilosas dos seus clientes, tais como os dados de cartões de crédito, por exemplo, e evitam que terceiros tenham acesso a eles.
– Adquira o selo Site Blindado:
O Site Blindado fornece ferramentas de proteção como certificados SSL, filtro que capta a presença de visitantes suspeitos e testes de invasão, entre outras, que possibilitam sobretudo aumentar a segurança do seu site e-commerce. De acordo com informações do fornecedor, mais de 5 mil lojas virtuais possuem selo do Site Blindado.
– Auditore sua loja virtual:
Cheque a sua loja virtual regulamente por meio de um scanner de vulnerabilidade. Esse tipo de scanner nada mais é que um software que auditora a segurança do seu site.
– Use senhas difíceis:
Crie senhas difíceis e incentive os seus colaboradores e os seus clientes a criá-las também. Divulgue um roteiro básico de criação de senhas. Force as pessoas a inserirem letras minúsculas e maiúsculas, números e letras, além de símbolos durante a criação das senhas.
– Evite soluções não confiáveis:
Evite integrar aplicativos e soluções não confiáveis à sua loja virtual. Antes de fazer uma integração, verifique a reputação dos sistemas, saiba quem são e o que fazem seus criadores.
– Empregue softwares de análise de risco:
Nem só de proteção ao cliente vive um e-commerce. De fato, se você quer saber como criar uma loja virtual segura, deve aprender também a proteger a si mesmo. Nesse contexto, a chamada análise de risco visa detectar e excluir golpistas que usam informações, cartões e dados bancários falsos ou roubados na hora da compra. Sistemas como o Konduto podem lhe ajudar com isso.
• Acesse e leia também o post “Quanto custa uma loja virtual”
Vantagens de criar uma loja virtual segura
Se está buscando saber como criar uma loja virtual segura é porque você é uma pessoa de bom senso. Eis o que se ganha com isso:
– Melhoria da reputação e aumento da credibilidade da sua loja virtual perante o público;
– Desde updates de 2014, quem usa SSL e HTTPS ranqueia melhor no Google;
– Menos gastos com reparação de danos provocados por falta de segurança.
Como se pode observar, um site e-commerce seguro é uma das bases para o sucesso no comércio eletrônico.