Como criar uma loja virtual com sistema de personalização de produtos? Essa é uma questão técnica que nem toda plataforma e-commerce pode solucionar. Mas algumas, como a VTEX, têm uma solução na medida.
A título de exemplo, não faz muito tempo a Coca-Cola lançou – por meio da plataforma e-commerce VTEX – uma loja virtual com sistema de personalização de produto. Esta loja possibilita que o consumidor insira palavras ou frases bem curtas em uma garrafa de alumínio.
Pois bem, um sistema de personalização de produtos assim oferece mais possibilidades de o consumidor escolher as cores, a voltagem, os detalhes, os modelos, os dizeres, as estampas, as medidas, o material, entre outros parâmetros de um produto, antes de compra-lo. Ou seja, ao fornecer alternativas, este sistema proporciona uma vantagem competitiva para o seu e-commerce.
Como criar uma loja virtual com sistema de personalização de produtos: vantagens
Dentre as vantagens que um sistema de personalização de produtos pode proporcionar ao seu negócio e-commerce temos:
– Mais liberdade de escolha:
Com maior liberdade para escolher e modificar um produto, o consumidor poderá encaixar melhor um produto à sua personalidade e ter uma melhor UX.
– Mais personalização de presentes:
Às vezes, o consumidor quer comprar um presente especial para alguém especial e um sistema de personalização pode ajudá-lo a criar esse presente.
– Mais exclusividade:
A industrialização produz coisas iguais em larga escala, mas as pessoas querem se sentir diferentes. Por isso, um sistema de personalização pode cair bem.
Como criar uma loja virtual com sistema de personalização de produtos?
Bem, como eu disse no início desse artigo, a plataforma VTEX conta com extensões e funcionalidades que possibilitam que você implemente um sistema de personalização de produtos em sua loja virtual. Portanto, vale a pena conhecer esta plataforma.
Além de possibilitar a customização de produtos, a implementação de e-commerce com VTEX comprovadamente aumenta as taxas de visitação e conversão de vendas, bem como o Ticket Médio e o faturamento, segundo pesquisa auditada pelo Google Analytics.