O Business to Business (B2B) é uma forma de comércio eletrônico no qual os produtos e serviços são comercializados de empresas para empresas. Ele é diferente do Business to Consumer (B2C), em que as empresas vendem para os consumidores finais.
Na hora da implantação de e-commerce, no entanto, os processos de produção de uma loja virtual B2B e B2C são semelhantes, só diferindo essencialmente na questão do acesso às informações dos produtos e serviços, o que no caso do B2B é geralmente bloqueado para usuários não identificados.
Tal como você poderá ler no artigo “3 sites de e-commerce B2B brasileiros”, é comum que o acesso às informações comerciais em uma loja virtual B2B só possa ser realizado depois que o usuário realize um cadastro.
Segundo o post “Configurando B2B na Vtex”, para tornar o processo de criação de uma loja virtual com sistema de cadastro mais prático, esta plataforma e-commerce inclui em sua caixa de ferramentas alguns recursos facilmente configuráveis, são eles:
• Condicionais:
Em uma única caixa de informação da plataforma Vtex você poderá inserir a regra condicional que definirá que somente os usuários cujos cadastros foram aprovados poderão acessar as informações comerciais da sua loja.
• Pré-cadastro:
A plataforma Vtex viabiliza a criação de um formulário de pré-cadastro, o qual deve ser preenchido pelos usuários que desejam visualizar as informações comerciais da sua loja virtual. Após o preenchimento, o usuário deve aguardar a aprovação da sua equipe para ter acesso completo.
• Diretórios:
O sistema Vtex permite a criação de direcionamentos, isto é, possibilita enviar automaticamente o usuário anônimo para uma página com dizeres “Não autorizado. É necessário realizar cadastro” e encaminhar os pré-cadastrados para uma página com dizeres como “Proibido. Cadastro realizado, mas ainda não aprovado”.
Após realizar essa configuração, a sua loja virtual passa a funcionar de forma autônoma, isto é, ela envia os não cadastrados para a página de pré-cadastro, avisa os pré-cadastrados que eles devem aguardar mais um pouco até receberem aprovação e dá acesso às informações comerciais somente aos que já foram aprovados.