Produto Viável Mínimo (PVM) é o protótipo de um produto para fins de verificação e viabilidade. O empreendedor deve desenvolvê-lo e lançá-lo no mercado com um nível relativamente baixo de esforço, com ideias e recursos mais básicos (mas com valor satisfatório). Portanto, o PVM gera menos custos e riscos para o empreendedor. É um método ideal para novos lançamentos de produtos no e-commerce ou para a criação de um mix de produtos. Saiba mais em seguida!
PRODUTO VIÁVEL MÍNIMO
O PVM é, assim, diferente do tradicional método de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que do início ao fim tem como objetivo criar um produto perfeito antes de enviá-lo ao mercado.
Assim que puder leia também:
O método do Produto Viável Mínimo foi apresentado no livro The Lean Startup pelo consultor Eric Ries. Neste livro, Ries complementa o conceito de empresa startup enxuta, que tem como características a resiliência, o aprendizado e a eliminação do desperdício.
CRIANDO UM PRODUTO VIÁVEL MÍNIMO
De acordo com a matéria “5 passos para fazer um Produto Viável Mínimo” veiculada pelo portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, para criar um PVM é necessário montar uma equipe multidisciplinar, definir as características do produto, criar os perfis de clientes (Buyer Personas) para os quais esse produto será comercializado, eliminar os excessos e, finalmente, definir quais metas (KPIs) devem ser alcançadas para que esse produto possa ser considerado “viável” e, a partir disso, possa ser otimizado.
Em muitos casos, você não precisa sequer ter um produto para começar a fazer testes de mercado. Você só precisa criar uma landing page com a ideia do produto, publicá-la na internet, atrair e monitorar o comportamento das pessoas enquanto visitam essa página e, assim, verificar se há demanda. É um teste simples e de baixo custo, mas que vai lhe ajudar a decidir se é uma boa ou má ideia realizar otimizações e levar o projeto à frente.
Lançamentos de baixo custo
Ao utilizar o método do PVM no seu negócio e-commerce, você poderá criar e/ou lançar produtos já existentes em fases, com baixo esforço e custo, o que lhe permitirá testar a demanda e prever se haverá ou não lucro substancioso antes de partir para empreitadas maiores e mais custosas.