Nutrição de Leads via E-mail Marketing
no e-commerce é o envio de mensagens via e-mail para quem, de alguma forma, entrou em contato com a sua loja virtual, com o intuito de aumentar as chances dessas pessoas fazerem uma ou mais compras. É um processo fundamental em Inbound Marketing.
Mais do que isso, a Nutrição de Leads é a criação de um relacionamento de longo prazo entre a sua loja virtual e as pessoas que assinam e entram para a sua lista de e-mails porque simpatizam com os produtos e serviços que você comercializa.
Essa “simpatia”, no entanto, não é garantia de que as pessoas comprarão algo no seu e-commerce. Para chegarem a esse ponto, elas precisam ser educadas e preparadas com mensagens pontuais via e-mail.
A seguir, proponho um passo a passo básico para você produzir uma Nutrição de Leads automatizada via e-mail, confira:
1. Desenvolva uma Isca Digital;
2. Dê a Isca Digital em uma squeeze page em troca do e-mail do visitante;
3. Junte todos os e-mails capturados na squeeze page e crie uma lista;
4. Compartilhe conteúdo sobre seu produto com os e-mails da lista;
5. Desenvolva um Produto de Entrada;
6. Ofereça o Produto de Entrada aos assinantes mais interessados da sua lista;
7. Separe a lista entre quem comprou o Produto de Entrada e quem não;
8. Faça ofertas cross-selling e upselling para quem comprou o Produto de Entrada;
9. Continue enviando e-mails para quem não comprou até que estes comprem.
Para ofertar os produtos de entrada ou os produtos cross-selling e upselling, desenvolva landing pages específicas para cada um deles ou utilize as páginas de produtos já prontas da sua loja virtual. No corpo dos e-mails do tipo “ofertas”, aponte links para tais páginas.
Devido à captação de e-mails constante em suas squeeze pages e formulários de captura, a sua lista tenderá a aumentar, o que o forçará a enviar conteúdos diferentes para as pessoas, conforme a ordem de chegada. Programe o software de E-mail Marketing para fazer isso em seu lugar.
Além disso, como você pode observar no passo a passo anterior, a lista inicial é com (o tempo) fragmentada em listas menores, isto é, quem já comprou um determinado produto evoluiu na Jornada de Compra e, por isso, passa para uma lista diferente, onde receberá ofertas de produtos complementares.
Nesse contexto, você pode pensar e criar os conteúdos para o ano inteiro antecipadamente. Para isso, defina a periodicidade (1 texto diário, semanal ou quinzenal). Programe o software de E-mail Marketing para enviar os conteúdos automaticamente ao longo do ano. Por fim, meça os resultados constantemente, segmente as listas periodicamente e otimize os conteúdos conforme novas demandas aparecerem.