Pinterest é uma rede social voltada para a coleção ou criação de painéis de imagens geralmente relacionadas e um determinado tema. No comércio eletrônico, ela tem sido muito utilizada por lojistas virtuais das categorias de Moda e Decoração para divulgar seus produtos e serviços.
De acordo com o estudo “E-commerce Trends 2017”, essa mídia social conta com 75,6% de presença de consumidores e apenas 19,8% de presença de e-commerces, o que significa que ela é subutilizada do ponto de vista do comércio online, por isso, em seus domínios há espaço de sobra para progredir e ganhar mercado.
A rede social Pinterest também pode funcionar como um buscador de imagens, de modo que quem procura por imagens pode encontrar, uma hora ou outra, o seu e-commerce.
Tais imagens podem ser compartilhadas e/ou adicionadas a outros painéis juntamente com links para mídias externas, o que lhes garante um longo ciclo de vida e consequentemente mais tráfego para as páginas de produto da sua loja virtual e para o seu blog e-commerce.
Como criar fanpage no Pinterest
Para inscrever seu e-commerce nesta mídia social é muito fácil, acompanhe o passo a passo:
1. Acesse a página Business Pinterest;
2. Clique em “Inscreva-se” no topo da página;
3. Adicione um e-mail, crie uma senha e insira o nome do seu e-commerce;
4. Informe o tipo de negócio e insira a URL da sua loja virtual;
5. Informe o idioma e o país da loja virtual;
6. Escolha 5 interesses relacionados ao seu negócio e clique em “Concluído”;
7. Baixe o botão “Pinterest” para seu navegador;
8. Clique em “Meu Perfil” e em “Configurações” para fazer ajustes finais;
9. Clique no sinal de mais (+) para postar suas primeiras imagens.
Naturalmente, tal como em toda e qualquer rede social, a mídia Pinterest requer que você trabalhe para conquistar e fidelizar um público que, por sua vez, irá compartilhar e salvar seus posts, os quais são chamados de “pins”.
Imagens com mensagens bem elaboradas poderão lhe ajudar a obter mais acessos e melhor divulgação da sua marca, com exposições para públicos cada vez mais amplos e para pessoas que ainda não conhecem o seu negócio.