Você é do tipo que compra por impulso? Se for, tome cuidado com esse tipo de atitude quando o assunto é a contratação de uma plataforma de e-commerce. A seguir, exponho um passo a passo para lhe ajudar nessa tarefa. Confira:
– Entenda o que é plataforma e-commerce
É o sistema sob o qual uma loja virtual é criada, implementada, publicada na web e gerenciada. Há vários tipos de plataforma e-commerce no mercado. Leve seu tempo para descobrir como cada um desses sistemas funciona. Para isso, vá além das informações disponibilizadas pelos fornecedores. Você pode obter dados em sites especializados, livros, agências de e-commerce e agências de Marketing Digital, por exemplo.
– Escolha uma plataforma e-commerce
Só depois de conhecer bem como funcionam as plataformas de e-commerce comece a pensar em escolher uma. Nessa etapa, recomendo a leitura de artigos como “Qual a melhor plataforma e-commerce”, “Por que contratar uma plataforma e-commerce barata pode sair caro” e “8 informações que você precisa saber antes de contratar uma plataforma e-commerce”, entre outros, que você encontrar na web.
– Examine o contrato da plataforma e-commerce
Selecione ao menos três sistemas. Peça para os fornecedores lhe mostrarem o contrato. Leia-os atentamente. Peça ajuda para outros profissionais, se necessário, para entender as cláusulas.
– Examine o contrato da agência de Marketing Digital
Dependendo do tipo de sistema, você precisará do suporte de uma agência de Marketing Digital, a qual lhe ajudará com intervenções back-end e front-end. Da mesma forma que fez com a plataforma, selecione ao menos três e peça para ver o contrato, o que você deverá ler e entender, antes de escolher e efetivamente contratar.
– Negocie os termos do contrato e os valores
Esse passo serve mais para quem preferir tratar com uma agência e-commerce ao invés de um fornecedor direto do sistema. As cláusulas e os valores só se tornarão definitivos depois que você assinar o contrato. Antes disso, nada é definitivo. Sendo assim, negocie! Peça para tirar itens supérfluos, discorde do que não achar justo, peça descontos, combine trocas de serviços, diga que vai consultar outras agências (o que forçará o vendedor a lhe oferecer mais facilidades).
Lembre-se que a contratação de uma plataforma de e-commerce é uma ação de longo prazo, por isso, pense não apenas no agora, mas no futuro do seu comércio eletrônico.