Como começar uma loja virtual?

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Planejamento, formalização, plataforma e divulgação

Como começar uma loja virtual? Com planejamento, formalização, plataforma e divulgação.
Como começar uma loja virtual? Com planejamento, formalização, plataforma e divulgação.

Como começar uma loja virtual sem ter experiência no varejo online? A primeira coisa a se fazer nesse caso é começar a adquirir uma “consciência e-commerce”. Isso pode ser feito sobretudo pela leitura de livros e pela realização de cursos no setor.

Uma vez que tenha obtido uma “consciência e-commerce” básica, daí você deverá estudar os nichos de negócios. Isso lhe dará maior segurança para escolher um nicho que gosta de trabalhar e que ao mesmo tempo tenha consumidores assíduos e/ou que possua uma expectativa de lucro em curto, médio e longo prazo.

Mas, enfim, e depois disso, o que fazer?

Como começar uma loja virtual: a etapa do planejamento

Conheço uma porção de pessoas que estavam aprendendo como começar uma loja virtual e que optaram por planejar tudo por meio de um Plano de Negócios. Entretanto, esta não é única ferramenta disponível para tal.

Acesse e leia, por exemplo, o post “Empreender e-commerce: 5 formas de planejar e implantar loja virtual” publicado em novembro de 2018 aqui mesmo no blog desta agência e-commerce.

Caso não tenha cacoete para empreender, então o negócio é procurar o Sebrae. Gratuitamente, os profissionais desta instituição lhe ensinarão os pilares do empreendedorismo e lhe ajudarão a planejar sua loja virtual.

Como começar uma loja virtual: a etapa da formalização

Para vender o que quer que seja online, você precisará contar com um CNPJ para assim poder passar notas fiscais aos consumidores. Dessa forma, será necessário abrir uma empresa, isto é, formalizar o seu negócio.

Leve o seu Plano de Negócios até um contador para que este possa enquadrar sua empresa no modelo de atuação e tributação adequadamente. Abra a empresa, tire os alvarás, pague as taxas e “voilà”, hora de colocar a loja para funcionar.

Como começar uma loja virtual: a plataforma

Como começar uma loja virtual: a plataforma e-commerce é a ferramenta ideal tanto para criar quanto para gerenciar
Como começar uma loja virtual: a plataforma e-commerce é a ferramenta ideal tanto para criar quanto para gerenciar

Tudo pronto para começar. Agora é possível escolher a ferramenta de vendas e começar a comercializar os produtos dentro do nicho que escolheu. Há várias formas de se fazer isso. Escolha, por exemplo:

• Loja gratuita:

Caso queira testar conceitos sem grandes prejuízos, escolha começar com uma loja gratuita. Crie uma loja virtual gratuita em uma plataforma e-commerce como a da Loja Integrada, por exemplo.

• Plataforma e-commerce alugada:

Alugue uma plataforma e-commerce top de linha. Crie uma loja virtual com layout exclusivo. Destaque-se e ganhe a atenção do público. Se precisar crescer, esse tipo de plataforma lhe dará a escalabilidade necessária.

• Marketplace:

Se o dinheiro de investimento estiver curto, você também poderá optar por vender a partir de marketplaces como o do Facebook ou Mercado Livre, entre outros. Assim você paga uma taxa somente quando vender alguma coisa.

• Blog e-commerce:

Nesta opção, você passa dois ou três anos publicando conteúdo para um nicho de consumidores. Conquista a atenção deles e ganha credibilidade. Depois, lança produtos em pequenos lotes. Se der certo, você abre uma loja virtual.

Seja como for, não se esqueça de divulgar.

Como divulgar sua loja virtual recém nascida

Agora que você já sabe como começar uma loja virtual, é necessário compreender que sem consumidores visitantes não será possível fazer nenhuma venda. Sendo assim, para gerar visitas é necessário investir em Marketing Digital.

As opções de Marketing Digital mais utilizadas têm sido a dos links patrocinados para e-commerce e a do E-mail Marketing para e-commerce. Você também pode usar a opção do Marketing de Conteúdo, que já é nativo para quem começa o negócio por meio de um blog e-commerce.

Para terminar, recomendo a leitura do post “Marketing Digital: pesquisa revela as estratégias mais usadas”. A saber, em média os e-commerces brasileiros investem 13% de seu faturamento em Marketing.