Como avaliar as empresas que vão abastecer a sua loja virtual com produtos e/ou serviços? Existe algum método que esteja utilizando para escolher fornecedores para e-commerce ou você faz isso de forma intuitiva?
Em 1995, o diretor da DPSS Consultants, Ray Carter, publicou um método de avaliação que tem sido utilizado por muitas organizações ao redor do mundo até os dias de hoje. Ele leva em consideração esses 10 itens, confira:
• Competency (Competência):
O fornecedor possui todas as habilidades para atender o seu comércio eletrônico em curto, médio e longo prazos? Ele tem autoridade no ramo? O que dizem os clientes insatisfeitos desse fornecedor?
• Capacity (Capacidade):
O fornecedor reúne os recursos fundamentais para abastecer sua loja virtual? Ele possui os equipamentos e o treinamento necessário para operá-los? Ele é rápido no atendimento? Seus processos de trabalho têm boa qualidade?
• Commitment (Compromisso):
O fornecedor aplica programas de qualidade em seus processos de trabalho para garantir que estes serão bem executados? Ele tem conseguido manter relacionamentos de longo prazo com outras empresas?
• Control (Controle):
O fornecedor trabalha com controle de processos e procedimentos de trabalho diariamente? Ele é capaz de controlar o fluxo de produtos de forma confiável e consistente ao longo do tempo?
• Cash (Dinheiro):
O fornecedor tem problemas financeiros que possam comprometer o fornecimento de produtos para a sua loja virtual? A saúde financeira dele é suficientemente boa para evitar interrupções ou uma possível falência?
• Cost (Custo):
O fornecedor oferece serviços e produtos com preços que estão na média do mercado? Se seus preços estiverem acima, existe algum diferencial que justifique essa alta? Vale a pena para você pagar mais por esse diferencial?
• Consistency (Consistência):
O fornecedor é capaz de abastecer sua loja virtual de forma estável? Em eventos como o da Black Friday, Natal e Dia dos Namorados, por exemplo, ele é capaz de oferecer escalabilidade para o seu e-commerce?
• Culture (Cultura):
O fornecedor possui Missão, Visão e Valores? Quais são? Esses conceitos verdadeiramente se aplicam à realidade dele? Tais conceitos são semelhantes aos da Missão, Visão e Valores do seu e-commerce?
• Clean (Limpeza):
O fornecedor obedece às leis ambientais? Tem responsabilidade social? Que reputação ele tem na sociedade quanto a isso? Ele organiza e mantém limpa a própria empresa? Ele utiliza filosofias de organização, limpeza e padronização como a do 5S por exemplo?
• Communication (Comunicação):
O fornecedor sabe se comunicar com seus clientes? Quais os canais de comunicação disponíveis? Como os atuais clientes dele avaliam esses aspectos? Como será a comunicação caso algo no processo não sair como esperado?
Além dos 10 Cs de Ray Carter, você também pode utilizar outras ferramentas que lhe ajudarão a escolher seus fornecedores, tal como a análise SWOT, por exemplo, que permite relacionar as ameaças, oportunidades, fraquezas e forças das empresas e, com isso, criar um quadro geral que permitirá compará-las com maior precisão.
Essas ferramentas possibilitam não apenas uma boa escolha, mas também reunir informações para negociar contratos, uma vez que ao se conhecer os pontos fracos do seu candidato a fornecedor, você poderá usar isso para conseguir descontos e diminuir o preço dos serviços e produtos.