Como aumentar o tráfego orgânico na sua loja virtual?

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Crie e publique conteúdo SEO regularmente e dessa forma aumente o tráfego orgânico no seu comércio eletrônico

Tráfego orgânico em loja virtual é o nome dado às visitas realizadas por internautas depois de encontrarem e clicarem em páginas do seu e-commerce nos resultados de pesquisas feitas em sites buscadores como o Google, Bing, Yahoo, AOL, UOL, etc.

Em outras palavras, os acessos orgânicos são – neste aspecto – adquiridos gratuitamente. Eles são diferentes do tráfego pago, que é obtido por meio de anúncios patrocinados criados em plataformas como Google Ads e Bing Ads, entre outras.

Conheça, agora, algumas estratégias de tráfego orgânico para lojas virtuais. Saiba como planejar, produzir, distribuir e otimizar conteúdo na web. Entenda a importância da periodicidade e continuidade de um projeto de conteúdo.

Acesse e leia também o nosso artigo “Blog de e-commerce”. Assim, fique por dentro de 11 exemplos de blogs do comércio eletrônico e obtenha dicas para criar o seu!


ESTRATÉGIAS DE TRÁFEGO ORGÂNICO PARA LOJAS VIRTUAIS

A premissa básica de quem pretende obter tráfego orgânico para loja virtual é a criação de conteúdo. Ele atrai a atenção dos internautas, mas não apenas isso. O conteúdo também ajuda a educá-los, a transformá-los em consumidores, leads, clientes e finalmente em fregueses.

Além disso, no Brasil, a cada 100 visitantes únicos de um e-commerce, apenas 1 compra. Sendo assim, aumentar o tráfego orgânico nas lojas virtuais é de extrema importância. Para fazer isso do jeito certo siga este passo a passo:

Faça um planejamento de conteúdo:

Crie um estudo sobre seu público. Isto é, descubra qual a “Persona” do mesmo. Feito isso, use ferramentas como Keyword Planner, Ubersuggest, SEMrush ou outra similar para listar as palavras-chave mais usadas por esta persona na web. Use tais palavras para criar conteúdo.

Lembre-se, o conteúdo a ser criado é do tipo SEO, ou seja, otimizado para ranqueamento em sites de buscas. Use, portanto, as boas práticas de SEO. Acompanhe a evolução dessas regras em todos os buscadores. Fique sempre por dentro, por exemplo, das atualizações do Google.

Evolua o SEO da sua loja online de acordo com as atualizações do Google e obtenha mais tráfego orgânico!
Evolua o SEO da sua loja online de acordo com as atualizações do Google e obtenha mais tráfego orgânico!

Produza o conteúdo:

Você deve produzir conteúdo de preferência em múltiplos formatos. Trabalhe com textos, fotos, ilustrações, infográficos, vídeos, áudios, etc. Crie blog-posts, e-books, posts para redes sociais e, é claro, dê especial atenção ao conteúdo das páginas de vendas da sua loja virtual.

As palavras-chave que você pesquisou durante o planejamento devem ser inclusas nos títulos, subtítulos, tags, links, resumos e no meio de todos os conteúdos que criar. Cada palavra-chave deve gerar um post, vídeo ou página de vendas, entre outros conteúdos.

Distribua o conteúdo:

De acordo com o livro “Conteúdo S.A”, de Joe Pulizzi, quem pretende trabalhar com conteúdo para gerar tráfego orgânico deve concentrar-se primeiramente em uma única plataforma. Isto é, pode-se começar com um blog de e-commerce ou com a descrição de produtos de uma loja.

Posteriormente, porém, é fundamental ampliar o leque. Ou seja, depois que o conteúdo estiver ajustado para a persona é importante diversificar as plataformas de publicação. É, então, o momento de criar conteúdo para blogs, canais de vídeos, podcasts, redes sociais, etc.

Inbound Commerce: ensinamentos do livro conteúdo S.A. podem ser aplicados no comércio eletrônico.
Inbound Commerce: ensinamentos do livro conteúdo S.A. podem ser aplicados no comércio eletrônico.

Otimize o conteúdo:

Otimizar é preparar o conteúdo para as regras SEO, que mudam ano a ano. Esse trabalho envolve aperfeiçoar SEO On Page e Off Page. É imprescindível melhorar o conteúdo e também gerar backlinks para suas páginas. Desse modo, elas serão mais encontradas nos buscadores.

Além disso, a otimização também diz respeito à atualização das informações. Em qualquer área há novidades, mudanças de cenários econômicos, melhorias em produtos que precisam ser relatadas. Neste ponto, conteúdos antigos precisam ser atualizados.


IMPORTÂNCIA DA PERIODICIDADE E CONTINUIDADE

Plante conteúdo agora e colha os frutos em médio e longo prazos
Plante conteúdo agora e colha os frutos em médio e longo prazos

Planejar, produzir, distribuir e otimizar conteúdo não é tudo. Não adianta fazer isso por um mês ou um ano apenas. Em outras palavras, se quiser aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual, você terá que fazer tudo isso ininterruptamente. Não poderá parar jamais.

É preciso deixar claro, você não conseguirá fazer isso sozinho(a). Portanto, certifique-se de contar com uma equipe de conteúdo. Contrate influenciadores digitais, redatores, produtores de vídeos, fotógrafos, gente especializada em comunicação na web se for necessário. Clique em “Profissão e-commerce” e conheça alguns tipos de colaboradores que podem lhe ajudar com isso.

Ao produzir e publicar conteúdo com constância você obterá muitas vantagens. Uma delas é que a sua loja virtual e a sua marca e-commerce ganharão cada vez maior relevância ao longo do tempo. Elas ficarão a cada dia mais conhecidas e receberão mais visitas orgânicas.

Imagine que seu comércio eletrônico tenha 10 páginas de vendas e 100 posts hoje e que cada um deles recebe 10 visitas diárias. Logo, seu e-commerce como um todo conta com 1100 visitantes. Mas daqui a 1 ano, se você publicar posts novos todos os dias, seu e-commerce terá ao menos 365 páginas a mais e receberá muito mais visitantes. Pense nisso. Quanto mais conteúdo melhor.

Acesse e leia também o post “Lojas virtuais carecem de conteúdo”. Conheça, dessa maneira, a pesquisa EQI 2019, que avaliou a qualidade do e-commerce sob a perspectiva dos consumidores.