Como ativar o Instagram Shopping

8 minutos de leitura
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Passo a passo para impulsionar seu e-commerce em uma das maiores redes sociais de compartilhamento de fotos do mundo

Instagram Shopping: direcione usuários da rede social para a sua loja virtual. Imagem: @pikisuperstar
Instagram Shopping: direcione usuários da rede social para a sua loja virtual. Imagem: @pikisuperstar

Lançado em 2018 no Brasil, o Instagram Shopping ou Insta Shopping é uma ferramenta do Instagram/Facebook que possibilita que varejistas e atacadistas possam vender produtos a partir de seus perfis comerciais na referida rede social de fotografias com mais praticidade.

Essa ferramenta funciona basicamente da seguinte forma: você marca os produtos do seu catálogo nas suas publicações da timeline e do Stories do Insta, que dessa forma são exibidas com uma indicação visual e um link que redireciona os consumidores para as páginas de vendas da sua loja virtual. Assim, os consumidores ficam na cara do gol, a um passo da conversão, o que é ótimo para você.

Ao ativar o Instagram Shopping, você também pode configurar três recursos dentro da rede social:

  1. Loja: onde as pessoas podem pesquisar seus produtos e desse modo conhecer o seu catálogo;
  2. Coleçôes: recurso que permite agrupar os seus produtos por temas ou categorias;
  3. Páginas de produtos: onde você pode inserir dados de cada produto e assim gerar mais compras.

A saber, é possível ativar a finalização da compra diretamente no Insta. Desse modo, as pessoas podem comprar sem sair do app. Esta opção, contudo, só está disponível por enquanto para algumas contas empresariais qualificadas nos EUA,

Seja como for, como essa ferramenta é muito bacana, eu resolvi lhe ensinar como usá-la em prol do seu comércio eletrônico. Continue lendo e descubra!

Assim que puder clique também em “Como anunciar no Instagram” e aprenda a levar o público dessa rede social para dentro do seu site de e-commerce!

COMO ATIVAR O INSTAGRAM SHOPPING EM 8 ETAPAS

Para ativar o Insta Shopping siga estas 8 etapas:

  1. Verificando a qualificação

    O primeiro passo para ativar o Instagram Shopping é descobrir se o seu negócio possui os atributos necessários para tanto. Inicie esse processo verificando se sua empresa tem produtos qualificados e se ela atua em um mercado disponível. Além disso, analise se o seu comércio eletrônico está em conformidade com as políticas comerciais e com o Acordo de Vendedor do Facebook.

  2. Criando uma conta comercial

    Para ativar o Instagram Shopping você precisa converter seu perfil do Instagram em conta comercial ou de criador de conteúdo. Comece isso fazendo login no Insta e clicando no botão “Configurações” localizado no menu superior direito. Sequencialmente, pressione “Conta” e “Mudar para conta comercial”. Agora, associe sua conta comercial com a fanpage da sua empresa no Facebook (vide próximo tópico). Adicione as informações do seu negócio e toque em “Concluir”.

  3. Conectando com Facebook

    Conectar sua conta comercial do Insta com a fanpage da empresa e-commerce que você é administrador no Facebook é igualmente fácil. Acesse e selecione “Editar perfil” no Instagram. Posteriormente, em “Informações comerciais públicas” selecione “Página”. Logo depois, escolha a fanpage que deseja conectar. Se ainda não tiver uma fanpage, então pressione “Criar uma nova página no Facebook” e crie uma.

  4. Criando um catálogo de produtos

    Muito bem, chegou a hora de carregar seu catálogo de produtos no Insta Shopping. Há basicamente duas formas de fazer isso. A primeira delas é via Facebook Business. Acesse a referida plataforma e depois, no menu lateral superior direito clique em “Gerenciador de Catálogos”. Pressione “Criar catálogo” e siga as instruções. O outro modo é via integração de parceiros certificados do Facebook como o Shopify e BigCommerce.

  5. Analisando a conta

    A próxima etapa para ativar o Instagram Shopping é enviar sua conta para verificação. Para fazer isso clique no botão “Configurações” localizado dentro do menu superior direito. Logo após cadastre-se para o recurso “Compras”. Siga o passo a passo até enviar sua conta para análise. O processo de análise pode demorar vários dias. Para conferir o status da análise clique em “Compras” e “Configurações”.

  6. Ativando o recurso “Compras”

    Assim que sua conta for aprovada você poderá ativar o recurso “Compras”. Pressione “Configurações”, “Empresas” e “Compras”. Clique em “Catálogo de Produtos” e depois em “Concluir”. Se a opção “Compras” ainda não estiver sendo exibida no referido menu, então significa que sua conta ainda não foi aprovada no Insta Shopping. Aguarde mais alguns dias até que o Instagram conclua o seu processo e tente novamente.

  7. Destacando produtos em publicações no Instagram

    Se o recurso “Compras” estiver ativo, então clique em “Adicionar foto” para incluir a foto de um dos seus produtos. Ponha uma legenda. Pressione “Marcar produtos”, toque na imagem, pesquise o produto equivalente no seu catálogo, selecione e clique em “Concluir”. Finalmente, toque em “Compartilhar”. Agora quando os clientes visualizarem essa imagem, eles terão acesso ao link de redirecionamento para a página de vendas do produto na sua loja virtual.

  8. Destacando produtos no Stories do Instagram

    Até aqui tudo perfeito. Vamos dar o toque final no processo agora lhe ensinando a ativar seus produtos no Stories do Instagram. Inicie escolhendo uma foto para seu story. Depois, clique no ícone da figurinha logo acima. Posteriormente, escolha a figurinha do produto e também o produto equivalente no seu catálogo. Escolha o local onde a figurinha será exibida. Faça os ajustes finais de cor e compartilhe.

Vídeo: Insta Shopping, mais simplicidade para quem quer vender e para quem quer comprar

Isso! Você conseguiu! Neste momento estou redirecionando para você a salva de palmas que a minha equipe da agência e-commerce Agência e-Plus acabou lhe dar.

Repita o processo nas próximas imagens e figurinhas. Marque seus produtos e conduza cada vez mais consumidores direto do Instagram para as páginas de vendas do seu comércio eletrônico. Boas vendas!

POR QUE ATIVAR O INSTAGRAM SHOPPING?

Existem algumas boas vantagens de ativar o Insta Shopping e desse modo começar a vender a partir da maior rede social de fotos do mundo. Logo em seguida eu apresento alguns números que certamente farão você pensar em ao menos testar essa ferramenta de vendas. Confira!

Mercado grande e ativo:

  • 44% dos cerca de 1,4 bilhão de usuários do Instagram usam essa plataforma semanalmente para interagir com tags de compras e recursos de loja do Insta Shopping, de acordo com dados do blog Earthweb.

Facilidade para aumentar a sua comunidade:

  • 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa, conforme dados do Instagram Business. Por isso, ter uma conta empresarial nesta rede social e ativar o Insta Shopping pode lhe ajudar a aumentar o seu público.

Obter mais reconhecimento de marca:

  • 50% das pessoas usam o Insta para descobrir novas marcas, produtos ou serviços, conforme o Instagram Business. Além disso, 67% dizem que a rede ajuda a promover interações significativas com as marcas. Assim, ativando o Insta e o Insta Shopping você aumenta o reconhecimento.

Mais chances para pequenas e médias empresas:

  • 84% das pessoas que usam o Instagram tendem a comprar de pequenas empresas, de acordo com informações do blog Comércio em Ação. Por isso, mais do que nunca as pequenas e as médias empresas devem aderir ao Insgram e Insta Shopping.

Mais decisões de compra:

  • 72% dos usuários relatam tomar decisões de compra com base em algo que viram no Instagram, conforme dados do blog Retail Touch Points. Dessa maneira, o uso dessa rede social pode impactar positivamente nas suas vendas online.

Mais influência sobre os consumidores:

  • 51% é o quanto o Instagram influencia os consumidores em seus hábitos de compra, de acordo com dados do já citado blog Retail Touch Points em comparação com o Snapchat (1%), Twitter (3%), Pinterest (22%) e Facebook (23%).
Vídeo: saiba mais sobre a importância do Insta Shopping no e-commerce

Ative, portanto o Instagram Shopping! Faça os seus testes por algum tempo. Verifique se acrescentar mais este canal de vendas ao seu negócio pode lhe ajudar a gerar mais vendas em outros canais como as suas lojas físicas e loja virtual, por exemplo.

O fato é que o Insta Shopping, como se pode observar ao longo deste post, é uma ferramenta incrível que, se bem usada, tem potencial para alavancar mais vendas, reconhecimento de marca e aumento do seu público de consumidores. Por isso, use-a se puder e conte com a equipe da Agência e-Plus para lhe ajudar nesse processo, se precisar!

Acesse e leia também o nosso artigo “Como ganhar seguidores no Instagram”. Conheça, assim, 10 técnicas para aumentar o público qualificado para compras na sua loja virtual a partir da rede social de fotos.