No mundo SEO, as chamadas técnicas black hat são um conjunto de ações cuja intenção é burlar as regras dos motores de buscas como o do Google com o objetivo de melhorar rapidamente a classificação de um site (que pode ser uma loja virtual, por exemplo) nos resultados das pesquisas.
Devido à sua natureza “fora da lei”, o termo inglês black hat – que significa “chapéu preto” em português – é uma referência aos antigos filmes norte-americanos de faroeste, nos quais os criminosos sempre usavam chapéus da referida cor.
Existem várias técnicas black hat SEO, eis algumas delas:
• Conteúdo automático:
Em geral, tratam-se de textos gerados por softwares de tradução, agrupamentos e misturas de blocos de textos tirados de outras páginas, entre outras táticas semelhantes.
• Quadrilhas de links:
São grupos de pessoas que fecham pacotes de trocas de links para seus sites de e-commerce, que realizam guest posting em larga escala, que pagam em dinheiro por links ou que empregam programas automatizados para gerar links.
• Copiar e colar:
É a cópia deliberada de conteúdo de outros sites. Envolve também a cópia de feeds de conteúdo, a incorporação de vídeos, imagens e textos, etc, e ainda, a inserção de conteúdos com pequenas mudanças como o uso de sinônimos.
Na página “Diretrizes para webmasters”, o Google lista mais de dez técnicas do tipo que você deve evitar na sua loja virtual e/ou no seu blog e-commerce, se não quiser ser punido.
As punições do Google, que é o maior sistema buscador na atualidade, para comércios eletrônicos que usam as técnicas mencionadas são basicamente duas:
1. Penalidade “leve”:
Decréscimo severo em posições no ranking e consequente perda de audiência.
2. Penalidade máxima:
Eliminação do site do índice de pesquisas do Google.
Ambas as punições são passíveis de revisão, no entanto, não há nenhuma garantia de que o problema poderá ser resolvido, o que pode fazer com que você tenha que abandonar o site atual e começar outro com as técnicas apropriadas. Portanto, trabalhe o SEO de forma adequada desde o início e evite prejuízos ao seu e-commerce no futuro.