Como as técnicas SEO do tipo “black hat” desestabilizam seu e-commerce

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Use boas práticas de SEO e evite prejuízos à sua loja virtual nos sites buscadores

O uso de técnicas black hat SEO pode decretar o fim do seu site e-commerce nos motores de buscas
O uso de técnicas black hat SEO pode decretar o fim do seu site e-commerce nos motores de buscas

No mundo SEO, as chamadas técnicas black hat são um conjunto de ações cuja intenção é burlar as regras dos motores de buscas como o do Google com o objetivo de melhorar rapidamente a classificação de um site (que pode ser uma loja virtual, por exemplo) nos resultados das pesquisas.

Devido à sua natureza “fora da lei”, o termo inglês black hat – que significa “chapéu preto” em português – é uma referência aos antigos filmes norte-americanos de faroeste, nos quais os criminosos sempre usavam chapéus da referida cor. Saiba mais em seguida!

TÉCNICAS DE SEO BLACK HAT

Existem várias técnicas black hat SEO, eis algumas delas:

Conteúdo automático:

Em geral, tratam-se de textos gerados por softwares de tradução, agrupamentos e misturas de blocos de textos tirados de outras páginas, entre outras táticas semelhantes.

São grupos de pessoas que fecham pacotes de trocas de links para seus sites de e-commerce, que realizam guest posting em larga escala, que pagam em dinheiro por links ou que empregam programas automatizados para gerar links.

Copiar e colar:

É a cópia deliberada de conteúdo de outros sites. Envolve também a cópia de feeds de conteúdo, a incorporação de vídeos, imagens e textos, etc, e ainda, a inserção de conteúdos com pequenas mudanças como o uso de sinônimos.

Na página “Diretrizes para webmasters”, o Google lista mais de dez técnicas do tipo que você deve evitar na sua loja virtual e/ou no seu blog e-commerce, se não quiser ser punido.

PUNIÇÕES DO GOOGLE PARA USO DE BLACK HAT

As punições do Google, que é o maior sistema buscador na atualidade, para comércios eletrônicos que usam as técnicas mencionadas são basicamente duas:

Penalidade “leve”:

Decréscimo severo em posições no ranking e consequente perda de audiência.

Penalidade máxima:

Eliminação do site do índice de pesquisas do Google.

Ambas as punições são passíveis de revisão, no entanto, não há nenhuma garantia de que o problema poderá ser resolvido, o que pode fazer com que você tenha que abandonar o site atual e começar outro com as técnicas apropriadas. Portanto, trabalhe o SEO de forma adequada desde o início e evite prejuízos ao seu e-commerce no futuro.