Que as redes sociais influenciam as compras todo mundo sabe. Mas o quanto isso impacta nas vendas de um e-commerce como o seu? Pois neste artigo, você conhecerá alguns números que elucidam essa questão. Continue lendo e fique por dentro!
AS REDES SOCIAIS INFLUENCIAM AS COMPRAS NO E-COMMERCE?
De fato, as redes sociais influenciam as compras no e-commerce. Para você ter uma ideia, de acordo com dados de um infográfico da Invesp, 4 em cada 10 usuários de redes sociais já compraram um produtos online ou em loja física logo depois de compartilhá-lo ou marcá-lo como favorito no Twitter, Facebook ou Pinterest.
Além disso, ainda conforme a Invesp:
- 71% dos consumidores são mais propensos a fazer uma compra com base em referências de mídia social;
- 78% dos consumidores dizem que as postagens nas mídias sociais corporativas afetam suas compras;
- 41% dos consumidores compram impulsivamente um item logo depois de vê-lo nas mídias sociais.
A Invesp também informa quais as redes sociais mais propensas a influenciar nas compras, confira a lista em seguida:
- Facebook: 30,8%
- Youtube: 27%
- LinkedIn: 27%
- Pinterest: 12%
- Twitter: 8%
Como se pode observar, as redes sociais influenciam as compras fortemente. No próximo tópico veremos mais detalhes sobre como o Pinterest, o Facebook e o Twitter fazem isso. Vem comigo!
COMO O PINTEREST, FACEBOOK E TWITTER INFLUENCIAM AS COMPRAS?
Como visto, as redes sociais influenciam as compras, mas como isso ocorre no Facebook? Nesta rede social, de acordo com o já mencionado infográfico da Invesp, 25% dos compradores buscam por informações adicionais de produtos, 31% usam para descoberta de produtos e 15% para identificação do local de compra. Além disso, 48% dos consumidores seguem as marcas no Facebook para aproveitar sorteios e promoções e 21% para fazer compras efetivamente.
Enquanto isso, no Pinterest, 43% dos consumidores buscam por informações adicionais de produtos, 35% usam para descoberta de produtos e 28% para identificação do local de compra. E mais, 28% dos compradores do Pinterest seguem as marcas para aproveitar sorteios e promoções e 25% tem a intenção de comprar algo.
A premissa “as redes sociais influenciam as compras” também se comprova no Twitter. Nesta mídia, 26% dos compradores buscam por informações adicionais de produtos, 35% usam para descoberta de produtos e 38% para identificação do local de compra. Outros 36% dos consumidores do Twitter seguem as marcas para aproveitar sorteios e promoções e 15% para fazer compras.
REDES SOCIAIS INFLUENCIAM AS COMPRAS: COMO APROVEITAR ESSE FATO?
Para aproveitar o fato de que as redes sociais influenciam as compras você deve em primeiro lugar criar e manter páginas (fanpages) em sites como o Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Youtube, por exemplo.
Mas só criar e manter fanpages não é o suficiente. É necessário publicar conteúdo regularmente, pois é o conteúdo veiculado nestes canais o que atrai, engaja e converte leads e clientes para o seu e-commerce. Então, produza posts diariamente ou semanalmente, pelo menos. Use o nosso Calendário de E-commerce e Marketing para ter ideias de publicações.
Ademais, além do conteúdo orgânico, você também poderá investir em tráfego pago. Para criar anúncios nas redes sociais use plataformas como a Meta Ads, Google Ads, Youtube Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads e Pinterest Ads, entre outras.
Em outras palavras, aproveite o fato de que as redes sociais influenciam as compras para atrair público para a sua loja virtual por meio de conteúdo orgânico e patrocinado nas principais redes sociais da atualidade.
Lembre-se, se precisar de ajuda para divulgar seu e-commerce e os seus produtos nas redes sociais, saiba que sempre poderá recorrer à Agência e-Plus. Para entrar em contato conosco para esse propósito basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: