Como anunciar produtos? Essa é a pergunta do milênio feita todos os dias por pessoas como você, que querem fazer mais vendas no e-commerce. De fato, existem muitas formas de se fazer isso, mas algumas delas são essenciais.
Como anunciar produtos: 6 formas essenciais
Se você quer saber como anunciar produtos, então recomendo que experimente essas 6 formas essenciais de fazê-lo. Algumas delas geram mais do que visitas e vendas na sua loja virtual, elas geram também assinantes. Confira:
1 – Links patrocinados para e-commerce:
Primeiramente, use os links patrocinados para e-commerce. Esta talvez seja a forma mais importante de anunciar os produtos da sua loja virtual. Neste formato, seus anúncios são veiculados nos resultados das buscas de sites como o Google.
Neste sistema, você tem que pagar para anunciar. Entretanto, vale a pena porque uma porção das pessoas que clicarem sobre o seu anúncio certamente farão uma compra no seu site de e-commerce.
Nada mais conveniente para um consumidor do que ir até o Google para procurar um produto e encontra-lo no topo da página. Pois bem, é isso o que os links patrocinados fazem. Daí é só clicar no anúncio e ser encaminhado até a página do produto para finalizar a compra.
Para usar os links patrocinados você deve encontrar a plataforma de anúncios do site de buscas de sua preferência. Por exemplo, que tal usar Google Ads ou Bing Ads? Cadastre-se na plataforma e siga os tutorias para criar sua primeira campanha.
2 – Mídias Sociais Ads:
Se você quer mesmo vender alguma coisa na sua loja virtual, então precisa aprender logo como anunciar produtos no Facebook e em outras Mídias Sociais Ads.
As Mídias Sociais Ads funcionam basicamente como os links patrocinados. Isto é, você se cadastra em uma plataforma como a Facebook Ads ou Twitter Ads e cria uma campanha. Você paga para anunciar, é lógico, mas há um retorno.
No caso das Mídias Sociais Ads, o retorno pode ocorrer de variadas formas. Por exemplo, você pode fazer com que os internautas curtam uma página, assinem um formulário de E-mail Marketing ou visitem as páginas de vendas da sua loja virtual.
Enfim, a principal diferença dos links patrocinados para as Mídias Sociais Ads é que os anúncios desta são veiculados somente no contexto da Mídia Social em questão. Ou seja, eles não aparecem nos resultados de buscas dos sites buscadores.
3 – Comparadores de preço:
Os comparadores de preço são sites que agregam ofertas de vendas de produtos de diferentes vendedores e lojas virtuais. Assim como no caso das Mídias Sociais Ads e dos links patrocinados, você precisa se cadastrar na plataforma para anunciar.
Dentre as plataformas mais usadas no Brasil estão a Buscapé, o Bondfaro e o Zoom, entre outras. Quando um internauta procura um produto, essas plataformas indicam, isto é, fazem uma cotação de várias ofertas com preços e condições diferenciadas.
As ofertas das lojas anunciantes aparecem em listas de produtos dentro do site comparador. Essas ofertas podem ser filtradas pelos consumidores por meio de parâmetros como preço ou características, entre outros.
Com efeito, consumidores que comparam preços estão bem próximos de tomarem uma decisão de compra. Sendo assim, esta é uma ótima alternativa para quem como você está pensando em como anunciar produtos.
4 – Vídeo para e-commerce:
Vídeo para e-commerce é uma das melhores formas de anunciar produtos. Por meio deles é possível expor todas as características de um produto e ainda fazer demonstrações práticas.
Aliás, que tal contratar influenciadores digitais para fazerem isso em seu lugar? Os influencers possuem a confiança de um vasto público. Quando eles se pronunciam em nome da sua loja virtual, parte desse público passa a confiar também no seu negócio.
Ora, ao usar esse formato de divulgação, você também poderá realizar lançamentos de produtos ao vivo, reviews e unboxings. Isso sem falar na possibilidade de fornecer explicações sobre como usar um produto ou mesmo comparar produtos.
Por último, vale lembrar que o poder do vídeo é imenso. Você pode publicar vídeos diariamente em uma plataforma como o Youtube e depois incorporá-los em seus blog-posts, em suas mídias sociais e em suas páginas de vendas, etc.
5 – Blog e-commerce:
Quase todos os grandes players como as Casas Bahia, o Ponto Frio e o Extra possuem um blog e-commerce onde expõem produtos e educam os leitores até que estes tomem a decisão de fazer uma compra.
Ao produzir blog-posts você poderá comentar as características dos seus produtos e as vantagens deles para os consumidores. No meio dos blog-posts é possível inserir links que se conectam diretamente com as páginas de vendas da sua loja virtual.
Os links reforçam o poder das suas páginas de vendas. Isso, do ponto de vista SEO, gera melhor classificação nos motores de buscas. Desse modo, as suas páginas de vendas passam a surgir com mais frequência nas pesquisas dos consumidores.
Ademais, um blog e-commerce deve expor formulários de captura de e-mail. Ao obter o e-mail dos consumidores indecisos, poder-se-á enviar-lhes mensagens de E-mail Marketing e assim educá-los até que eles se tornem clientes do seu site e-commerce.
6 – E-mail Marketing para e-commerce:
O E-mail Marketing e-commerce é o envio sistemático de mensagens para os consumidores que assinaram os formulários de captura que você disponibilizou no seu blog e-commerce, loja virtual, mídias sociais e em outros lugares.
Os consumidores que assinam listas de e-mails geralmente estão indecisos. Ou seja, eles ainda não estão preparados para comprar. Cabe a você descobrir as objeções deles e oferecer soluções. É para isso que serve o E-mail Marketing.
Com o E-mail Marketing é possível enviar mensagens automáticas para grupos segmentados de seguidores. Você pode apresentar as novidades da sua loja virtual para um grupo e abordar as vantagens de um determinado produto para outro.
Além do mais, sabe aquelas pessoas que entram na sua loja virtual, separam os produtos no carrinho, mas não finalizam a compra? Então, com o E-mail Marketing é possível enviar uma mensagem para que estas possam terminar o que começaram.
Como anunciar produtos: fazendo a Gestão de Marketing Digital
Para fazer a Gestão de Marketing Digital você precisa conhecer todas as plataformas de anúncios mencionadas neste artigo, entre outras. Para tal, o ideal é realizar cursos como os da ComSchool. Eu preciso lhe contar que aprender a fazer isso vai levar bastante tempo.
No entanto, há um jeito mais fácil e rápido para anunciar produtos. Basta contratar uma agência de Marketing Digital que possua o serviço de Gestão de Marketing Digital para e-commerce.
Uma agência de Marketing Digital geralmente conta com equipe multidisciplinar. Em outras palavras, cada membro da equipe é especialista em um tipo de plataforma. Com isso, o ato de divulgar e-commerce fica mais prático, ágil e econômico.