Ao lado do Facebook Ads e do Google Ads, o Instagram Ads é hoje uma das principais plataformas de anúncios da web, sendo assim ideal para divulgar os produtos e as marcas do e-commerce. Contudo, muitos varejistas não sabem como anunciar no Instagram. Por isso, venho por meio deste post fornecer algumas dicas a respeito.
A saber, há duas formas de anunciar no Instagram. Uma delas é via Gerenciador de Anúncios do Facebook e a outra por meio do próprio Instagram. Eu vou lhe informar como proceder em ambos os casos. Mas antes de fazer isso, vou expor alguns dados sobre essa rede social de fotos e lhe mostrar por que é uma boa ideia usá-la para anunciar sua loja virtual. Continue lendo!
O QUE É INSTAGRAM?
Instagram é uma rede social de compartilhamento de vídeos e principalmente de fotografias na internet. Ela foi desenvolvida e lançada em 2010 pelo engenheiro de software norte-americano, Kevin Systrom, em parceria com o brasileiro, e igualmente engenheiro, Mike Krieger.
Dois anos adiante, a multinacional Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão e é basicamente por isso que os anúncios voltados para esta rede social de fotografias também podem ser criados a partir do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Hoje, o Instagram é uma das principais redes sociais do mundo. De acordo com dados da Similar Web, esta rede social ocupa em julho de 2022 o quarto lugar na lista de sites mais visitados do mundo com um total de 6,3B de visitas mensais. Cada uma dessas visitas dura em média 7 minutos e 49 segundos. A taxa de rejeição, enfim, é de apenas 34%.
PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO INSTAGRAM
As funcionalidades mais interessantes do Instagram são, sem dúvida, as seguintes:
- Compartilhamento de fotografias com os seguidores do seu perfil;
- Instagram Shopping para expor e comercializar seus produtos via Instagram;
- Stories para publicação de fotos e vídeos imersivos;
- Reels para publicação de videos curtos de até 60 segundos na vertical;
- IGTV para publicação de vídeos mais longos;
- Transmissão de vídeos ao vivo;
- Filtros fotográficos, que ajudam você a embelezar suas imagens;
- Localização de pessoas para seguir;
- Localização de imagens por meio de hashtags;
- Bio para você descrever o perfil do seu negócio de um jeito fácil e prático;
- Integração com outras redes sociais.
Além disso, esta rede social conta com o Instagram Analytics, o qual permite acompanhar diversas métricas importantes para o seu e-commerce. Desse modo, você pode entender melhor o comportamento do seu público e oferecer melhores experiências de comunicação e compras.
POR QUE ANUNCIAR NO INSTAGRAM?
Há muitas vantagens de anunciar no Instagram. Mas, basicamente, você deve anunciar nesta rede social porque por meio dela é possível:
Gerar mais interações com tags de compras:
- 44% dos cerca de 1,4 bilhão de usuários do Instagram usam esta rede social semanalmente para interagir com tags de compras e recursos de loja do Instagram Shopping, conforme dados do blog Earthweb.
Gerar mais decisões de compras:
- 72% dos usuários dizem tomar decisões de compra com base em algo que viram no Instagram, de acordo com dados do blog Retail Touch Points. Sendo assim, anunciar nesta rede social pode impactar positivamente nas suas vendas online.
Aumentar o reconhecimento de marca:
- 50% das pessoas usam o Instagram para descobrir novas marcas, produtos ou serviços, de acordo com o Instagram Business. Ademais, 67% informam que a rede ajuda a promover interações significativas com as marcas. Mais um motivo para você começar a anunciar.
Influenciar os hábitos de compras dos consumidores:
- 51% é o quanto o Instagram influencia os consumidores em seus hábitos de compra em comparação com o Snapchat (1%), Twitter (3%), Pinterest (22%) e Facebook (23%), conforme dados do já citado blog Retail Touch Points.
Aumentar o seu público:
- 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa, de acordo com dados do Instagram Business. Por isso, saber como anunciar no Instagram pode lhe ajudar a ter um público fiel e crescente de seguidores.
Além disso, vale dizer, o Instagram proporciona mais chances para empresas de menor porte. Para você ter uma ideia, 84% das pessoas que usam o Instagram tendem a comprar de pequenas empresas, de acordo com informações do blog Comércio em Ação.
COMO ANUNCIAR NO INSTAGRAM PELO FACEBOOK
Para anunciar no Instagram pelo Facebook, siga o passo a passo:
1 – Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook;
2 – Na sequência, clique no botão “Criar”;
3 – Nas páginas seguintes selecione o tipo de campanha e seus objetivos;
4 – Escolha o público e, em posicionamentos, marque editar e selecione “Instagram”;
5 – Role a tela, ajuste o orçamento e a programação e clique em “Continuar”;
6 – Logo depois, na próxima janela, dê um nome para o anúncio;
7 – Na aba “Criar anúncio”, identifique-se, escolha a estrutura e carregue a imagem;
8 – Na mesma aba, insira os links e faça ajustes como o da “experiência instantânea”;
9 – Clique em “Confirmar” e pronto.
Agora, vejamos como criar um anúncio no próprio Insta.
COMO ANUNCIAR NO INSTAGRAM COM UMA CONTA COMERCIAL
Para anunciar diretamente no aplicativo, faça o seguinte:
1 – Crie uma conta comercial no Instagram;
2 – Selecione o post que pretende anunciar;
3 – Em seguida, pressione o botão “Promover” (só disponível na conta comercial);
4 – Logo após, selecione “perfil”, “site” ou “fachada”, conforme instruções do app;
5 – Escolha um público “automático” ou crie o seu próprio público;
6 – Defina seu orçamento;
7 – Leia o resumo e se concordar pressione “Criar promoção”.
Como se pode observar, não é tão difícil criar um anúncio via aplicativo.
Além disso, os preços são bem em conta.
COMO TERCEIRIZAR A CRIAÇÃO DE CAMPANHAS NO INSTAGRAM
Caso o Marketing Digital não seja a sua praia ou você queira lidar apenas com as atividades-chave do seu negócio, então vale a pena terceirizar a divulgação do seu e-commerce. Para tanto, você pode contratar uma agência de Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo.
A equipe da Agência e-Plus conta com o Meta Certified Media Buying Professional, que atesta a competência para a criação e gestão de campanhas de anúncios no Facebook e Instagram. Assim, você tem a garantia de que o seu investimento terá o melhor retorno possível.
Ao optar pela gestão profissional das suas campanhas de anúncios no Facebook e Instagram, você poderá obter melhor performance na geração de visitas nas páginas de vendas da sua loja virtual, o que lhe ajudará a fazer mais conversões.
Enfim, para entrar em contato com o time de Marketing Digital da Agência e-Plus e contratar o serviço de tráfego pago / Instagram basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: