Como abrir uma empresa e-commerce

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Formalize e mantenha a legalidade e a regularidade fiscal da sua loja virtual!

Como abrir uma empresa e-commerce: contador(a) é fundamental em formatos acima do MEI

Como abrir uma empresa e-commerce: contador(a) é fundamental para formatos de negócios maiores que o do MEI

Neste ano e-commerce 2019, empreendedores de todos os lugares do Brasil abrirão novas lojas virtuais. A Marabraz, por exemplo, pretende lançar uma com a centenária marca Mappin. Contudo, nem todos(as) sabem como abrir uma empresa e-commerce, processo este que é fundamental no ramo.

Por que é importante abrir empresa e-commerce?

É muito importante que os(as) empreendedores(as) que pretendem lançar uma loja virtual abram uma empresa. De fato, isso lhes conferirá vantagens que incluem, por exemplo, as possibilidades de:

• Emitir notas fiscais aos consumidores, sejam eles empresas ou pessoas físicas;

• Comprar produtos de grandes fornecedores, os quais requerem CNPJ;

• Apresentar o número do CNPJ na loja virtual, o que confere mais credibilidade.

Além disso, abrir empresa é importe até para cobrar consumidores inadimplentes. É de acordo com o artigo 42 da Lei 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), o CNPJ deve constar em todos os documentos de cobrança de débitos.

Como abrir uma empresa e-commerce MEI

O formato de Microempreendedor Individual (MEI) é o mais fácil para abrir uma empresa e-commerce. Qualquer um pode fazer isso a partir do site Portal do Empreendedor. Basta digitar os números do documento CPF e seguir as instruções.

O MEI permite que você escolha até 15 em uma lista com centenas de atividades. Selecione, então, as funções que mais correspondam ao seu negócio. O procedimento completo pode ser feito em apenas 20 minutos.

O limite de faturamento anual de um MEI é de R$ 81 mil. Se a sua loja virtual passar desse limite, daí você terá que enquadrá-la como Microempresa (ME). Para tanto, você precisará da ajuda de um contador.

De acordo com reportagem do portal Exame, até o mês de setembro de 2018 cerca de 30 mil MEIs já pediram migração para ME para assim “alcançarem voos mais altos”.

Como abrir uma empresa e-commerce ME ou maior

Para abrir uma empresa ME ou, ainda, uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou maior, o processo é bem mais complicado. Aqui é recomendável solicitar a ajuda de um escritório de contabilidade.

Uma empresa ME pode faturar até R$ 360 mil por ano. Já as EPPs têm teto de R$ 4,8 milhões. Empresas maiores não possuem limite de faturamento. Seja como for, para abrir uma empresa assim será necessário:

• Escolher um lugar para ser a sede

• Averiguar na prefeitura se no local é permitida a atividade empresarial desejada

• Verificar na prefeitura se a marca/nome está disponível para uso

• Registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

• Criar o Contrato Social da empresa e-commerce

• Registrar a empresa e-commerce na Junta Comercial

• Registrar a empresa na Receita Federal e assim adquirir o CNPJ

• Registrar a empresa na Secretaria Estadual da Fazenda

• Obter o Alvará de Funcionamento na prefeitura local

• Obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

• Inscrever a empresa no FGTS

• Obter autorização para emissão de notas fiscais

• Pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)

Já existem no mercado empresas como a Contabilizei, que fazem todo o processo de abertura de empresa gratuitamente, mas desde que você assine um contrato anual de serviços de contabilidade.

Serviços de Contabilidade para empresas e-commerce

Como abrir uma empresa e-commerce não é tudo. É preciso manter a regularidade fiscal.

Como abrir uma empresa e-commerce não é tudo. É preciso manter a regularidade fiscal.

Agora que você já sabe como abrir uma empresa e-commerce, chegou a hora de entender como manter a regularidade fiscal da mesma ao longo do ano. Vale lembrar que a contabilidade de uma empresa MEI é simples e pode ser feita pelo próprio empreendedor. Entretanto, empresas maiores poderão precisar de serviços contábeis de:

• Emissão de notas fiscais

• Folha de Pagamento

• Pró-labore

• Planejamento Tributário

• Planejamento Estratégico (com metas de vendas no e-commerce)

• Gestão Financeira

• Escriturações

Enfim, um escritório de contabilidade também fornece relatórios que poderão lhe ajudar a enxugar a sua Cadeia de Valor e ter insights para melhorias que vão desde o uso da impressora até a estipulação de preços de produtos, passando pela Logística, pelas Compras e pelo Marketing Digital para e-commerce.

Desenvolvimento de e-commerce: a escolha da plataforma

O desenvolvimento de e-commerce, isto é, a criação da loja virtual só deve começar (é recomendável) depois que o negócio já estiver legalizado e fiscalmente regularizado.

Para criar uma loja virtual de ponta com potencial para se destacar em qualquer nicho de mercado do comércio eletrônico é importante investir em uma plataforma e-commerce que permita customizar 100% do layout.

Não recomendo o uso de templates prontos, pois estes podem ser a cópia da cópia mal feita de algo que já foi cópia do original. Enfim, aqui na agência e-commerce e-Plus nós trabalhamos apenas com layout / Design original e exclusivo.