Como em um lançamento de foguete, o comércio eletrônico brasileiro segue firme em sua escalada ao infinito e além com taxas de crescimento que não são detidas nem pelas crises econômicas mundial e nacional que se instalaram nos últimos anos.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional aumentou em 11% as suas vendas em 2016 em relação ao ano de 2015.
Confira, a seguir, com informações da ABComm, o faturamento do e-commerce brasileiro nos dois últimos anos e uma projeção para o ano de 2017:
– 2015: faturamento de R$ 48,2 bilhões
– 2016: faturamento de R$ 53,4 bilhões
– 2017: espera-se um faturamento de no mínimo R$ 59,9 bilhões
Essa escalada, no entanto, já vem de muito antes. Entre os anos de 2007 e 2014, por exemplo, o e-commerce brasileiro cresceu 290%. Ainda assim, ele conta com apenas 2% de participação no varejo contra mais de 96% do comércio físico tradicional.
Por isso, ainda há muito o que crescer e o tempo mais propício para a implantação de e-commerce é justamente agora, quando o mercado ainda está no início e abrindo as portas.
Em outras palavras, quem esperar demais e tentar entrar em um mercado mais saturado no futuro terá muitas dificuldades para desbancar lojas virtuais mais antigas e tradicionais.
Antes de investir na criação de uma loja virtual, no entanto, não se esqueça de realizar um bom planejamento. Aqui no blog da agência de Marketing Digital E-Plus eu publiquei recentemente um artigo sobre “Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce”. Vale a pena conferir!