A empresa de consultoria sobre reputação de lojas virtuais e de fornecimento de dados para o mercado online, Ebit, informou que o comércio eletrônico brasileiro poderá fechar o ano com crescimento de 8% em relação ao ano de 2015. Essa notícia é um bom presságio para quem está planejando uma implantação de e-commerce para 2017.
Além da expansão constante mantida há mais de uma década, o e-commerce brasileiro apresenta um panorama promissor para quem quer entrar no ramo, observe:
– Em “Como as gerações se comportam no e-commerce?” eu menciono a Geração Z, que nasceu mergulhada no mar da internet e se desenvolve junto com as tecnologias móveis. Essa geração está hoje com 15 a 18 anos, isto é, entrando no mercado de trabalho e recebendo os seus primeiros salários, os quais serão gastos, obviamente, no varejo online.
– O e-commerce brasileiro cresceu 290% em 7 anos, porém, só detém entre 2% e 4% do mercado de varejo, enquanto as lojas físicas ainda possuem mais de 90% de participação. Em outras palavras, o comércio eletrônico nacional ainda vai crescer muito daqui para frente.
– O Brasil é 4º colocado na lista de países por número de usuários de internet. Ao todo, mais de 61% da população nacional navega na web. Isso representa um mercado de mais de 120 milhões de pessoas disponível 24 horas por dia para a sua loja virtual.
– Além de ser o 4º colocado na lista de países por número de usuários, o Brasil é o 3º país do mundo cujos habitantes passam mais tempo na internet, segundo relatório da We Are Social.
Enfim, o comércio eletrônico brasileiro fecha o ano de 2016 em alta e a previsão é de que ele continue crescendo nos próximos anos, quer a crise econômica continue ou não. Portanto, este é o melhor momento para “pegar a onda” e fazer uma implantação de e-commerce.