Comércio colaborativo: o que é e o que isso tem a ver com e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como implantar!

Comércio colaborativo é um ecossistema onde fornecedores, vendedores e compradores obtém ótimas vantagens. Imagem: @vectorjuice
Comércio colaborativo é um ecossistema onde fornecedores, vendedores e compradores obtém ótimas vantagens. Imagem: @vectorjuice

C-commerce ou comércio colaborativo é um modelo de comércio no qual uma plataforma conecta fornecedores, vendedores e compradores, criando assim um ecossistema de ajuda mútua. Esse ecossistema gera uma excelente experiência de compra para os clientes e um alto retorno para os negócios.

No e-commerce, o sistema que mais se aproxima ao do comércio colaborativo é o do marketplace. Em um marketplace, os sellers (vendedores) aderem e pagam comissões ao dono do marketplace sobre cada venda. Enquanto isso, o marketplace fornece toda a tecnologia e suporte para que o seller possa prosperar.

VANTAGENS DO COMÉRCIO COLABORATIVO

Uma das vantagens do comércio colaborativo é que ele permite realizar o cruzamento de canais de vendas. Desse modo, ele possibilita que esses canais interajam entre si, o que proporciona melhor experiência de compras para os consumidores. 

Além disso, o comércio colaborativo possibilita ampliar o alcance do mercado. Por exemplo, cada vez que um seller se conecta a um novo marketplace ele passa a atingir públicos que ele não tinha acesso antes. Assim, ele pode ampliar as chances de realizar vendas.

O comércio colaborativo também permite expandir a variedade e disponibilidade de produtos. Quando um marketplace aceita um novo seller, ele amplia o catálogo de marcas e itens para venda. Dessa maneira, os consumidores podem encontrar o que precisam sem sair da plataforma.

COMO IMPLANTAR?

No e-commerce, a melhor maneira de implantar o comércio colaborativo é por meio do marketplace. E para implantar um marketplace, o ideal é fazer uso de plataformas como a VTEX, que conta com o recurso de marketplace nativo.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX!

Usando a plataforma VTEX você, varejista ou atacadista, pode atuar tanto como marketplace in quanto como marketplace out. Ou, se preferir, você poderá atuar das duas formas. Isto é, é possível ser o dono de um marketplace e, ao mesmo tempo, seller no marketplace de terceiros.

Enfim, para implantar um marketplace in ou out, ou ambos, com a plataforma VTEX, e assim ingressar no comércio colaborativo, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada em VTEX desde 2015 e é reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: