Comentários de produtos: 45% dos consumidores dizem que resenhas de quem já comprou influenciam suas decisões de compra

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Saiba como aumentar o número de resenhas de produtos na sua loja virtual!

Foto: essa imagem mostra um jovem usando um celular, aparentemente fazendo um pedido de comida online. Ao seu redor, flutuam ícones gráficos representando avaliações de produtos (estrelas), curtidas (corações e "polegares para cima"), comentários de produtos (balões de fala) e imagens dos pratos, todos relacionados à sua experiência de compra/pedido. 
Comentários de produtos despertam o interesse e a confiança nos consumidores. Foto meramente ilustrativa: @freepik

No comércio digital, os comentários de produtos são as análises ou resenhas que os clientes escrevem e publicam sobre um produto que compraram online. Eles podem publicar essas resenhas em um espaço específico dentro da própria loja virtual onde adquiriram o produto ou, em sites de reclamações, por exemplo. Além disso, você comerciante dono de e-commerce pode fazer com que esses comentários apareçam no Google por meio do recurso Perfil de Empresa.

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De fato, os comentários de produtos podem fazer com que a sua loja virtual converta mais vendas. Isso porque as análises são extremamente úteis para os consumidores que ainda não compraram, e que estão no processo de tomarem uma decisão de compra. Muitas vezes, para esses consumidores, falta apenas uma confirmação de alguém que já comprou o produto para que eles decidam comprar também.

Isso não é uma falácia. É algo que se confirmou por meio de uma pesquisa. De acordo com o estudo E-commerce Trends 2025, da Octadesk em parceria com a Opinion Box, dos 2.055 consumidores online brasileiros participantes, 45% disseram que as avaliações de produtos de outros clientes influenciam suas compras. Saiba mais sobre essa pesquisa em seguida!

COMO OS COMENTÁRIOS DE PRODUTOS FAZEM SUA LOJA VIRTUAL VENDER MAIS?

Conforme a pesquisa da Octadesk que mencionamos no bloco de texto anterior, os comentários sobre produtos geram influência naqueles consumidores que estão pesquisando produtos. Quando os pesquisadores questionaram os participantes sobre o quanto essas avaliações de outros clientes os influenciam:

  • 45% disseram que influenciam muito;
  • 24% influenciam;
  • 5% não influenciam;
  • 4% não geram nenhuma influência.

Além disso, os pesquisadores também quiseram saber por que os consumidores consideram úteis os comentários de produtos. Sobre isso:

  • 53% informaram que eles servem para saber mais sobre a qualidade do produto;
  • 51% disseram que as resenhas servem para verificar se o produto é mesmo o que está no anúncio;
  • 35% revelaram que os comentários de produtos servem para analisar o material do produto;
  • 31% para verificar se a entrega é rápida ou dentro do prazo;
  • 30% para analisar o tamanho e o caimento do produto.

Enfim, o estudo também descobriu que 56% consideram os comentários de produtos muito úteis e 16% úteis. Enquanto isso, 17% disseram que eles são neutros, 5% consideram inúteis e 6% muito inúteis. Como se pode observar, as resenhas são fundamentais para a maior parte dos consumidores. Por isso, vale a pena incentivar seus clientes a produzirem análises. Continue lendo!

COMO TER MAIS COMENTÁRIOS DE PRODUTOS NA SUA LOJA VIRTUAL?

Para tem mais comentários de produtos na sua loja virtual experimente, por exemplo:

  • Oferecer incentivos como brindes e descontos para quem deixar avaliações;
  • Simplificar o formulário de comentários e, assim, facilitar o preenchimento;
  • Enviar lembretes via e-mail para, desse modo, solicitar feedbacks dos clientes.

Ademais, você também pode integrar na sua plataforma e-commerce um aplicativo de reviews e comentários de produtos como o Bazaarvoice, Trustoo ou Lily Reviews, entre outros, que importam avaliações de outras plataformas, permitem que consumidores façam perguntas, e até integram-se com o Reclame Aqui. Eles podem ser muito úteis para a sua loja online. Você só tem a ganhar.

Vídeo: saiba mais sobre reviews de produtos (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

O QUE VOCÊ GANHA COM ISSO?

Ao incentivar que seus clientes escrevam comentários de produtos no seu e-commerce, você ganha mais:

  • Engajamento: seus clientes vão interagir mais com a sua marca;
  • Feedbacks: insights sobre os seus produtos, serviços de entrega, etc.;
  • SEO: melhor posicionamento em motores de buscas como o Google;
  • Credibilidade: mostra a honestidade da sua loja, o que aumenta a confiança.

Essas e outras vantagens, por suas vezes, certamente podem gerar mais vendas no seu site de e-commerce. Por isso, faça o que puder para contar com mais comentários de produtos no seu comércio digital! Saiba mais em seguida![]

COMO IMPLEMENTAR?

Para implementar recursos que possam aumentar o número de comentários de produtos na sua loja virtual, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação nas melhores plataformas de e-commerce da atualidade, entre as quais a VTEX, e sendo assim está apta para integrar ferramentas de avaliações e resenhas em lojas online como a sua. Além disso, ela fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários.

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