Coloque seu e-commerce na mídia via assessoria de imprensa

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Faça com que a marca da sua loja virtual e os seus produtos mais inovadores sejam publicados e divulgados na televisão, nos jornais, nas revistas e em outros canais de comunicação sem precisar pagar caminhões de dinheiro para que isso ocorra

Coloque seu e-commerce na mídia via assessoria de imprensa

Já leu o artigo “51 boas ideias para divulgar a sua loja virtual” publicado aqui no blog da agência de Marketing Digital E-Plus? Naquele post citamos brevemente a chamada assessoria de imprensa, que transforma a sua marca e os seus produtos em notícia. Vamos aprofundar esse assunto agora.

Assessorias de imprensa são organizações que têm como objetivo expor a marca e os produtos da sua empresa ao público em geral por meio de canais midiáticos como o rádio, a televisão, o jornal, o portal e a revista, entre outros, via métodos orgânicos, isto é, que não requerem o pagamento ao veículo de comunicação.

Ao conduzir a sua empresa para uma divulgação orgânica, a assessoria de imprensa se diferencia da publicidade e propagada, as quais também colocam a sua empresa na mídia, mas desde que você pague rios de dinheiro às corporações donas dos canais de comunicação para que isso aconteça.

Os profissionais que atuam nas assessorias de imprensa são, geralmente, formados em Jornalismo, porém, não são jornalistas (que fiscalizam o Poder). Eles são, na verdade, assessores que dependem dos jornalistas para poder divulgar a sua empresa.

Na tentativa de fazer com que os jornalistas divulguem organicamente a sua empresa nos veículos de comunicação nos quais atuam, os assessores de imprensa empregam vários recursos, dentre eles:

– O release: é um texto que expõe as qualidades e benefícios de um novo produto, serviço ou evento da sua empresa, o qual é enviado para os jornalistas dos mais diferentes meios de comunicação. Quando os jornalistas se interessam pelo assunto, eles transformam o release em uma notícia e, assim, o seu produto, serviço ou evento é divulgado gratuitamente no meio da matéria.

– O mailing: lista dos e-mails dos redatores, jornalistas e editores dos pequenos, médios e grandes veículos de comunicação, os quais podem ser rádios, canais de TV, jornais, blogues, portais, revistas, etc. O assessor envia o release para um mailing apropriado a fim de obter melhores resultados.

– O follow-up: depois de enviar o release sobre o seu novo produto ou evento para o mailing, o assessor poderá ligar para alguns jornalistas importantes e perguntar o que eles acham do projeto e tentar emplacar alguma matéria sobre o tema. Esse contato potencializa o efeito do release e aumenta o know-how do assessor que, nas próximas oportunidades, poderá criar textos mais pertinentes.

– A entrevista: os assessores podem marcar entrevistas com jornalistas de determinados veículos de comunicação para que você possa falar sobre aquele novo show, novo DVD, novo evento, etc.

– O convite: quando a sua empresa realiza uma evento importante ou de grandes proporções, o assessor poderá convidar os jornalistas mais adequados para fazer a cobertura deste evento em veículos da imprensa.

– A clipagem: depois de criar um release e enviá-lo para o mailing, o assessor de imprensa começa a coletar as notícias sobre o tema em questão que foram publicadas em determinados veículos de comunicação. Essa é uma forma de saber se o projeto de assessoria foi mal ou bem sucedido.

Para que um projeto de assessoria de imprensa dê certo, os releases e a comunicação do assessor devem ser pautados pelo chamado “valor notícia”, que aponta que para que uma matéria tenha sucesso, o tema deve ter características como:

– Amplitude: gerar interesse para um grande número de pessoas;

– Atualidade: possuir indicativos de que se trata de uma novidade;

– Excentricidade: destacar-se por ser original e inusitado.

Além disso, o grau de relacionamento que o assessor possui com determinados jornalistas-chave que atuam dentro do tema do seu negócio é fator preponderante para que o projeto de assessoria de imprensa funcione.

Ao meu ver, esse trabalho de divulgação via assessoria de imprensa é válido para o lançamento de lojas virtuais e para comércios eletrônicos que contam com produtos extremamente inovadores.

Vale tentar. Mas antes de iniciar, porém, saiba que um projeto de comunicação nesse ramo pode demorar entre três e seis meses para apresentar os primeiros resultados.